Administrador / [email protected]
Publicado em 25 de julho de 2022 às 16:45
Que tal subir a serra para curtir o friozinho do inverno, acompanhado por um bom vinho, e assistir a uma sessão de cinema? Pois prepare o casaco, que o Festival de Cinema de Santa Teresa, com atrações gratuitas, acontece de quinta (28) a sábado (30).
O evento - que chega a sua quinta edição - valoriza a arte, tradições locais e as manifestações populares. Serão três dias de festa multicultural, com sessões de cinema, palestras, shows e saraus poéticos. Este ano, o festival será em plataforma on-line e presencial, na Praça da Cultura (Praça Duque de Caxias), Centro de Santa Teresa.
Além de homenageada, a atriz e poetiza Elisa Lucinda faz um show poético nesta sexta (29). No sábado (30), Rita Von Hunty ministrará a palestra: "Educação para a Esperança".
A mostra conta ainda com palestra de Sara Rocha, sobre rodada de negócios/Pitch; performance teatral com Lilia Casotti; dança Cigana, com Caliandra; concerto de flauta transversa e baixo acústico, com Rubia de Moraes e Felipe Medeiros, e show da banda The Windows, em Tributo ao The Doors.
A programação também contará com o lançamento do curta-metragem "O Manto", com direção e roteiro de Luiza Lubiana, e apresentação da banda de música e do grupo de dança do Circolo Trentino.
O Fecsta exibirá 33 filmes, após seleção entre os 700 títulos inscritos, vindos de 23 estados. Ao todo, serão cinco mostras: "A Escola Vai ao Cinema", destinada aos alunos da Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresa; "Beija-Flor", com filmes de temáticas sociais; "Frenética", que trata temáticas como feminicídio, homofobia e injustiças sociais; "Augusto Ruschi", que homenageia povos originários, realizadores indígenas e temas ambientais; e "Virginia Tamanini", uma vitrine exclusiva para produções realizadas no Espírito Santo, por diretores capixabas.
Os troféus serão concedidos para o Melhor Filme de Ficção, Melhor Documentário, Melhor Animação, Melhor Filme Capixaba (que além do troféu leva um prêmio em dinheiro); Melhor Filme Eleito pelo Júri Popular e duas Menções Honrosas.
Em um evento transversal, durante o encerramento, a cantora e atriz Simone Mazzer apresenta o show "Férias", em VídeoTap, logo após o anúncio dos premiados.
Além disso, o artista Mauro Ferreira Tacchetto exibirá seu relógio temático de 4m de altura. A engrenagem do objeto traz, em seu painel frontal, miniaturas de imigrantes italianos. Em mais uma experiência multissensorial, o Fecsta também promove uma exibição de video mapping na parte frontal da igreja matriz da cidade. Na trilha sonora, faixas de composições de Jaceguay Lins.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta