Administrador / [email protected]
Publicado em 29 de novembro de 2022 às 15:51
O concerto Natal de Encantos 2022 está confirmado para o dia 10 de dezembro, às 20h, na Praça do Papa, em Vitória. Convidada especial no evento deste ano, a cantora Maria Rita cancelou sua participação no espetáculo nesta quarta-feira (7), quando testou positivo para a Covid-19.
Com apresentação de Nany People, o evento segue confirmado com o tema “A mulher e suas múltiplas dimensões”. "O espetáculo se mantém com duas cantoras capixabas interpretando o mesmo repertório que Maria Rita apresentaria. São elas Elaine Vieira e Ekaterina Bessmértnova, representando todas as mulheres capixabas e brasileiras, num repertório de muita força, resiliência e garra feminina", diz a nota enviada pela assessoria do evento.
A programação inclui ainda a participação da Orquestra Sinfônica da Cia de Ópera do Espírito Santo (COES), realizadora do evento, com regência e direção musical do maestro Helder Trefzger e participação das artistas locais Natércia Lopes e Meire Norma, além de Hélenes Lopes.
Em 2022, o “Natal de Encantos” se debruça sobre questões que permeiam a mulher e seu lugar no mundo. A temática feminina será pontuada por meio das coreografias de Gil Mendes, do Corpo de Dança e textos de mulheres escritoras interpretados pela apresentadora do evento Nany People.
Em formato musical e cênico, o espetáculo contará com um corpo de baile e um coral de aproximadamente 100 vozes, com obras natalinas no primeiro bloco, eruditas no segundo e populares no terceiro. A direção geral é de Tarcísio Santório e direção artística de Colette Dantas.
Cada bloco traz uma temática que cria uma narrativa. O primeiro traz a mulher como o ventre da humanidade, em todas as raças e costumes. O segundo expõe a visão da sociedade sobre a mulher revelando preconceitos, opressões e a misoginia sofrida diariamente, embora termine com a mulher que se liberta, como na canção “Ô abre alas”, de Chiquinha Gonzaga.
Já no bloco final, a cantora Maria Rita sobe ao palco focando na mulher empoderada, protagonista de si e do mundo, com músicas como “Pagu”, de Zélia Duncan e Rita Lee, “Essa Mulher”, de Joyce Moreno e “Ana Terra e Maria Maria”, de Milton Nascimento e Fernando Brant.
Segundo o diretor geral, Tarcísio Santório, o “Natal de Encantos” tem o intuito de celebrar o respeito, a solidariedade e o amor.
“Para além de um significado cristão, bíblico, o Natal é uma data festiva que celebra o amor. É um tempo em que o espírito de humanidade e solidariedade está mais presente. O Concerto Natal de Encantos pretende despertar a reflexão e os sentimentos fraternos de amor, respeito e solidariedade por meio da arte. Procura trazer temáticas relacionadas a questões humanitárias urgentes que provoquem atitudes de mudanças comprometidas com a igualdade entre pessoas de todas as raças, credos e gêneros”, ressalta Tarcísio.
O Concerto Natal de Encantos surgiu em 2015, no Parque da Cidade, em Serra, onde permaneceu até 2017. Em 2018, fruto de uma parceria da Cia de Ópera do Espírito Santo (COES), da ArcelorMittal e da Prefeitura de Vitória, o espetáculo migrou para a capital sendo realizado, desde então, na Praça do Papa, na Enseada do Suá.
Nesse mesmo ano, o concerto trouxe sua primeira atração de reconhecimento nacional, o músico Flávio Venturini. Em 2019, a ação cultural amadureceu e foi a vez da cantora Vanessa da Mata abrilhantar o espetáculo. Além dela, convidados especiais também passaram pelo evento, como os cantores capixabas Jeremias Reis, Natércia Lopes, Meire Norma, a catarinense Carla Domingues e a bailarina carioca Liana Vasconcellos.
Confira a programação completa do Concerto Natal de Encantos:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta