Administrador / [email protected]
Publicado em 16 de maio de 2022 às 15:07
Vila Velha promete uma grande festa para comemorar os 487 anos da cidade. Afinal, depois de dois anos de pandemia, é hora de reencontrar os munípices e comemorar. E a grande atração será o grupo Revelação, que se apresenta na segunda-feira, dia 23 de maio, no palco montado na Prainha, que receberá a programação a partir desta quinta-feira (19).
"O aniversário da cidade nesse ano será histórico e emocionante. Vamos nos reencontrar com tudo depois de dois anos, após as restrições impostas pela pandemia da COVID. Por isso vamos anunciar um pacotão de obras por toda a cidade. São R$ 450 milhões em infraestrutura urbana e qualidade de vida. Esse momento precisava vir acompanhado de festa, grandes artistas da nossa cidade e de renome nacional, como Revelação e Alemão do Forró. Preparamos tudo com muito capricho e todos estão convidados para o Parque da Prainha de quinta a segunda", comentou o prefeito Arnaldinho Borgo.
A animação do prefeito Arnaldinho Borgo iniciou no domingo (15), em suas redes sociais. Na postagem, ele aparece curtindo o som da banda com a seguinte legenda: "Ao som de um dos clássicos do @gruporevelacao quase deixo escapar o que vem aí no aniversário de 487 anos de uma jovem senhora".
Quem também sobe ao palco no dia da Colonização do Solo Espírito-santense, são os capixabas da banda Sambasoul. Moradores da Barra do Jucu, os integrantes (Rafael Valadares, Raul Mesquita e Lucas de Carvalho) comemoram o convite para participar da festa.
"Estamos muito felizes de poder participar desse momento da nossa cidade. A raiz da banda é daqui. Somos naturais da Barra do Jucu, um lugar que respira cultura em cada esquina. Então é claro que já estamos preparando um show super especial para essa festa que temos certeza que será linda", comenta Rafa Valadares.
"E fica aqui o nosso convite para todo mundo colar com a gente no dia 23", convida Raul Mesquita.
Claro que o famoso Desfile Cívico também está garantido neste ano. A cerimônia de abertura será realizada na segunda (23), às 8h. O ponto alto das comemorações dos 487 anos da cidade, realizada na avenida Jerônimo Monteiro, vai contar com a presença da Marinha, Exército, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, Guardas Municipais, escolas de samba e 78 escolas municipais, entre outros.
A partir das 13h, no Parque da Prainha, a tenda cultural recebe os circos Ravanis e Estelar, Teatro Duo Dalissa e Marcos Macedo. A programação do dia de festa começa às 17h, com o SambaSoul e Revelação.
Como citado anteriormente, a programação começa já nesta quinta (19). Uma grande estrutura já está sendo montada no Parque da Prainha, para receber shows e apresentações. Tendas com artesanato e economia criativa estarão abertas de quinta (19) a segunda (23), com produtos desenvolvidos por artistas locais.
Na tenda cultural, a partir das 19h30 de quinta, o público confere os shows da banda marcial da Escola Graciano Neves. Enquanto no palco principal, a partir das 20h, se apresentam a banda do Exército, Jackson Lima e Solveris.
Na sexta (20) e domingo (22), às 9h30, será inaugurado o tour Caminhada pela Prainha, com guias turísticos e personagens históricos indicando os principais patrimônios arquitetônicos e curiosidades que fazem parte da origem do Espírito Santo.
Ainda na sexta, às 17h, na Tenda Cultural, acontece o show da Vix Land Jazz. E a partir das 19h, sobem no palco principal a Orquestra Sinfônica do Estado com o show Rap Sinfônico. Na sequência, se apresentam Bandeira Dois e Evandro e Ranieri.
No sábado (21) e domingo (22), às 9h, na Praia da Costa, diversos times nacionais disputam o Brasileiro Master de Futevôlei. Por falar no domingo, este será o dia em que o Parque da Prainha recebe o show de Alemão do Forró, cantando de graça para os capixabas.
Ainda no sábado, na Prainha, das 9 às 16h, o cidadão pode adotar um pet na Feira de Adoção de Animais. Na tenda Cultura, às 10h, os circos Chayanne e Rever divertem toda a família. E, às 11h, tem diversão com Macakids. O músico Erik Moraes também se apresenta no local, às 15h, e Edson Mineiro e Goiano, às 17h. No palco principal, a partir das 20h, tem Banda Trilha e Macucos.
No domingo (22), às 8h, será realizada a transposição de 19 Km do Fogo Simbólico do Palácio Anchieta até a Prainha, passando pela rodovia Carlos Lindenberg. Às 10h, acontece a solenidade de chegada do Fogo, em frente à Igreja do Rosário. O ato representa a passagem da capital do Estado para o berço da colonização capixaba por um dia (23 de maio).
O Bondinho Histórico, após restauração completa, será entregue à população na Casa da Memória, às 11h. Na tenda cultural, a partir das 10h, se apresentam os circos Benhur e Le Peppe, Henrique Fontoura, a escola de samba MUG e Quarteto Barrense.
“O respeito com a memória da cidade vem através de serviços como a reforma do Bonde Histórico e a criação do tour à pé na Prainha. É demasiado importante essas ações devido o cuidado com a trajetória do nosso povo e na melhora nas condições de recebermos todos os moradores e turistas no município. Sabermos de onde viemos é um patrimônio que devemos sempre preservar”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Renato Fonseca Júnior.
As comemorações acontecem também em outros bairros de Vila Velha. No sábado (21), às 10h, na Pracinha da Cultura, em Ilha das Flores, a população conta com atrações infantis, entre elas pula-pula e brinquedos infláveis.
Domingo (22), em Normília da Cunha, e segunda (23), sempre a partir das 10h, esses bairros também recebem atrações infantis.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta