Administrador / [email protected]
Publicado em 7 de agosto de 2022 às 07:00
Você já disse “não consigo meditar” por não conseguir ficar parado, em silêncio e focado? Não se sinta frustrado. Você pode experimentar a meditação para pessoas agitadas. Também chamada de meditação ativa, é um tipo de prática em que não é preciso ficar sentado ou deitado.
Meditar não é sinônimo de relaxar, pensar em um lugar muito bonito e calmo, nem é pensar em nada. Meditação é estar presente no momento.
A meditação para pessoas agitadas pode ser executada enquanto você está em movimento, fazendo qualquer tarefa, como caminhando ou até lavando a louça, desde que esteja com atenção plena.
É uma boa opção para quem tem dificuldade de ficar parado ou em se concentrar e tem os mesmos benefícios da meditação guiada “convencional” ou meditação passiva: ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse, controla as emoções, aumenta as defesas do organismo, entre outras vantagens.
Isso porque os movimentos corporais e respiratórios eliminam as tensões e as emoções acumuladas na mente, o que possibilita um relaxamento pleno.
A meditação ativa é feita por meio de movimentos livres e técnicas de meditação. Eu a pratico de duas formas: uma é caminhando, a outra é quando faço asanas (as posturas do Yoga).
Qual é a melhor? Tudo depende do seu objetivo com a prática e também daquilo que funciona para você. A seguir, compartilho com vocês uma das práticas de meditação para pessoas agitadas, que é caminhando. Experimente!
No vídeo a seguir, veja como fazer uma meditação ativa com foco no percurso:
Rosine Mello: Formada em Educação Física, é praticante de Hatha Yoga desde 1998. Atua como professora desde 2005, certificada pelo Simplesmente [email protected]
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta