Administrador / [email protected]
Publicado em 16 de agosto de 2024 às 10:13
Quem nunca passou por uma situação complicada em alguma festa, bloquinho de carnaval, festival ou show? É a roupa que incomoda, o banheiro que não tem papel, o calor escaldante, o cansaço de ficar em pé, a sede e por aí vai. Mas calma, que a gente não quer te desanimar! Muito pelo contrario, nós vamos te ajudar a prevenir essas situações. Então, vem conferir 10 dicas para curtir festivais sem passar perrengue!
O festival Movimento Cidade na Prainha começa hoje, em Vila Velha. Atrações como Marina Sena, Criolo, Silva e Dona Onete estarão presentes para agitar o evento. Serão muitas horas de shows e ninguém quer perder nada, né? Já no Sambão do Povo, acontece o Vital. Pensando nisso, HZ preparou uma lista de dicas e sugestões para você aproveitar as festas da melhor maneira possível. Aproveite!
Eu sei, você quer usar aquela bota dourada de salto que está parada no seu guarda-roupa há meses, é até possível, se ela for confortável e garantir que seus pés não vão doer, mesmo após muitas horas de pé. Na dúvida, opte por um bom tênis que possa ficar sujo e que não crie maiores problemas em caso de chuva, por exemplo. O conforto é mais importante, que o estilo nesses casos!
Se a festa é de dia, é comum passar horas exposto ao sol, e assim como na praia, o uso do protetor solar é vital para evitar queimaduras que podem ser causadas pela radiação excessiva. “Quando atingem a pele sem proteção, os raios UVA e UVB do sol geram danos cumulativos que causam o fotoenvelhecimento, com aparecimento precoce de rugas, manchas e flacidez, além de lesões de pele pré-cancerosas”, alerta a dermatologista Lilian Brasileiro. Então, lembre-se de passar o produto antes de sair de casa e de levá-lo para retocar. Dica bônus: use bonés, viseiras e chapéus para potencializar a proteção.
A canga é um item simples, prático, de fácil transporte e muito útil. Ela pode ser utilizada para sua função clássica, cobrir o chão e criar um local de descanso instantâneo ou o objeto também pode proteger do frio, ventos, sol (mesmo que sutilmente), e pode, ainda, limpar e secar líquidos inconvenientes.
O pix e os cartões se tornaram os principais métodos de pagamentos utilizados pelos brasileiros por fornecem facilidade e praticidade na hora do pagamento. Porém, em festivais, a conexão da internet e os sistemas de modo geral, podem ficar prejudicados pelo grande número de pessoas. Por isso, leve dinheiro em espécie, mesmo que pouco, para não ficar na mão.
Além dos sapatos, a roupa também deve acompanhar a mesma ideia: o conforto. Peças muito apertadas e com tecidos pouco respiráveis não são recomendadas. Prefira roupas de algodão e peças que evitem o atrito entre as pernas o que pode prevenir assaduras.
Durante o dia de shows, é fundamental que você tome cuidado com a desidratação e consuma bastante água. “Isso por que o calor intenso e o consumo de bebidas alcoólicas em excesso podem aumentar a incidência de câimbras, dores musculares e a retenção de líquidos”, reforça Aline Lamaita. Assim, desidratação pode ocorrer rapidamente em condições de calor e esforço físico, levando a uma série de problemas como fadiga, diminuição da concentração e, em casos mais graves, até complicações de saúde.
Além de ingerir bastante água, vale a pena também levar frutas como maçã, pera e melão, pois elas ajudam na hidratação do corpo e sem a necessidade de ingerir muitos líquidos. Além disso, refeições leves e nutritivas no almoço e no jantar, também proporcionam mais conforto e menos imprevistos.
Tome muito cuidado com o consumo excessivo de álcool. “Além da desidratação, outro fator importante causado pelo álcool é a sobrecarga do rim. O etanol atrapalha a função do hormônio antidiurético, que garante que o corpo não perca muita água, fazendo com que o rim deixe de concentrar a urina, perdendo mais água que o habitual. Como a bebida leva o corpo a fazer um esforço muito grande para colocar a substância para fora, é preciso diluir em água e eliminar na forma de urina, causando a desidratação”, explica a médica nefrologista Caroline Reigada. Se possível não beba ou consuma em poucas quantidades.
Não é difícil perder objetos em festivais. Sabendo disso, opte por desativar a função "aproximação" dos cartões, ela pode facilitar o uso indevido do cartão por terceiros em caso de perda. Então, para evitar dores de cabeça não utilize-a. Dica bônus: cole um adesivo nos cartões para evitar trocas e facilitar a identificação do objeto.
Checar a previsão do tempo é essencial, tanto para a escolha do look, quanto para saber se a capa de chuva vai na bolsa também. Se sim, prefira as de PVC (aquelas amarelas, sabe?), caso você não tenha, um boné pode quebrar o galho e facilitar a visão do show. Dica bônus: lembre-se checar se os ingressos e documentos para entrada estão na bolsa.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta