5 hábitos que provocam desperdício de energia elétrica em casa

Veja como alguns cuidados simples podem ajudar a reduzir a conta de luz

Publicado em 11/11/2024 às 18h45
Pequenos descuidos podem ser os vilões da conta de luz (Imagem: Golden Sikorka | Shutterstock)

Pequenos descuidos podem ser os vilões da conta de luz (Imagem: Golden Sikorka | Shutterstock). Crédito:

Deixar a luz acesa “só enquanto vou ali”, manter a TV ligada na tomada mesmo quando não está em uso e lavar roupas com a máquina pela metade. Pequenos hábitos diários que parecem inofensivos podem estar, na verdade, aumentando exponencialmente a conta de luz no final do mês.

“Considerando que hoje a maioria das pessoas possui lâmpadas de LED ou fluorescentes em casa, os maiores vilões são os banhos longos e a geladeira com portas mal vedadas ou que são esquecidas abertas. Ar-condicionado e aquecedor também podem ser grandes fontes de gastos e devem ser usados com moderação”, conta o engenheiro eletricista e professor do mestrado e doutorado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo (UP), Alysson Diógenes.

A seguir, o especialista aponta cinco erros comuns que levam a conta de luz às alturas. Confira!

1. Porta da geladeira

Não deixar a porta da geladeira aberta já é lugar-comum quando o assunto é economizar energia elétrica. No entanto, é preciso mais que esse cuidado se a ideia for cortar gastos . A borracha de vedação da porta desse eletrodoméstico pode ser uma grande vilã, se não estiver em perfeitas condições.

“A geladeira é feita para impedir que o calor do ambiente entre. Quando a vedação está ruim, o calor entra. Assim, a temperatura interna aumenta e o sensor de temperatura ativa a máquina que resfria a geladeira mais vezes do que seria normal. Isso aumenta bastante o consumo de energia elétrica”, afirma.

2. Banhos longos

Banhos longos demais, ou com a temperatura muito alta quando não está tão frio, são grandes gastadores de energia elétrica. “O chuveiro elétrico é um equipamento que consome muita energia para funcionar. Então, é sempre válido ajustar a temperatura e evitar ficar tempo demais no banho”, recomenda o especialista.

3. Uso da secadora de roupa

Aproveite a luz natural para evitar gastos desnecessários. Em dias ensolarados e/ou quentes, procure não usar aparelhos como a secadora de roupa, já que o sol pode secar as roupas gratuitamente. Quando o uso da secadora for indispensável, procure fazer isso apenas quando ela estiver cheia, otimizando o ciclo do equipamento.

Procure juntar a maior quantidade possível de roupas antes de colocá-las na máquina de lavar (Imagem: Evgeny Atamanenk | Shutterstock)

Procure juntar a maior quantidade possível de roupas antes de colocá-las na máquina de lavar (Imagem: Evgeny Atamanenk | Shutterstock). Crédito:

4. Lavagem de roupas

Lavar as roupas da forma correta economiza não apenas energia elétrica , mas também água, que é um recurso natural cada vez mais escasso. Procure juntar a maior quantidade possível de roupas antes de colocá-las na máquina de lavar. Dessa forma, você otimiza o gasto energético e de água sem nenhum tipo de prejuízo para a rotina da casa. As mesmas dicas valem para a máquina lava-louças.

5. Carregador de celular e outros aparelhos

Uma constante na vida moderna é colocar aparelhos para carregar. Mas manter esses aparelhos conectados ao carregador mesmo depois que a carga já está completa pode ser outra forma de desperdiçar energia. Embora os aparelhos mais modernos não carreguem após estarem com sua carga completa, os mais antigos podem seguir consumindo energia mesmo quando o “100%” de bateria for atingido.

Então, se tiver aparelhos mais velhinhos em casa, vale ficar de olho para não gastar mais energia que o necessário. Além disso, essa prática também pode diminuir o tempo de vida da bateria e prejudicar o funcionamento dos aparelhos.

Por Enzo Feliciano

A Gazeta integra o

Saiba mais
Economia
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível