Administrador / [email protected]
Publicado em 20 de novembro de 2021 às 06:00
No dia 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Ele é considerado um símbolo da luta contra a escravização no período colonial e um dos últimos a liderar o Quilombo de Palmares, maior agrupamento de pessoas negras da época.
Além disso, o dia reforça a importância de refletir sobre o povo e a cultura africana na construção do Brasil, além da constante luta contra o racismo e desigualdades sociais no país. Mas como falar sobre esse dia com os mais jovens? Como apresentar diferentes etnias e culturas para torná-las mais conscientes e antirracistas?
A leitura é um bom caminho, através da literatura podemos conhecer diferentes mundos e perspectivas. Os livros são capazes de desenvolver a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. Por isso, é importante conhecer histórias que registrem a diversidade e tragam representatividade em suas narrativas.
Com o objetivo de valorizar a cultura negra e promover o debate sobre questões raciais, as editoras Ática e Caramelo selecionaram cinco livros para abordar o tema com a turminha de forma lúdica. A seleção vai desde histórias para leitores iniciantes, de 4 a 5 anos, a leitores independentes, a partir dos 10 anos. Confira:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta