Administrador / [email protected]
Publicado em 23 de abril de 2024 às 03:00
Nesta terça-feira (23), é celebrado o Dia Mundial do Livro. E para não deixar passar essa data tão importante, HZ selecionou algumas obras capixabas para você conhecer - e se aventurar. Afinal, é através da literatura que somos capazes de conhecer outros ‘universos’ e exercitar a nossa própria interpretação e opinião acerca de assuntos variados.
Há temáticas como agressividade do ser humano, histórias curiosas dentro da religião, homenagens, comportamento, aventuras, amor, esperança e paz. Ou seja, não faltam opções para os leitores assíduos de plantão!
Confira abaixo uma lista com 5 obras capixabas recheadas de bons assuntos para você embarcar na que mais te agrada.
Sinopse: A obra Maria Tupansy – O Auto da Assunção de São José de Anchieta é o fruto maduro do mestrado em teologia do padre jesuíta Felipe de Assunção Soriano, natural do Recife/PE. Sua pesquisa desvela as raízes profundas que ligam São José de Anchieta à antiga Missão de Rerigtibá, palco perfeito de sua catequese teatral. A originalidade do Auto da Assunção (1590) se faz sentir quando, a partir dos elementos simbólicos e éticos do matriarcado tupi, concebe Maria Tupansy como protagonista do seu projeto catequético numa simbiose singular entre a herança judaico-cristã e as tradições indígenas do litoral do Brasil.
Sinopse: Seria a violência humana um prolongamento de traços esboçados por um primata visceralmente propenso a matar? Todos os tipos de violência que marcam a história da humanidade teriam um mesmo princípio? A agressividade do ser humano tem caráter instintivo? Qual seria a relação entre agressividade, violência e barbárie?
Em busca de sanar essas dúvidas, "Agressão: Fundamentos Biopsicossociais" analisa o comportamento agressivo do ser humano, buscando analisar teorias pseudocientíficas usadas ao longo da história para fundamentar ideologias políticas que fomentaram e ainda fomentam a agressividade humana contra grupos sociais diversos, principalmente contra aqueles cuja ideologia política seja contrária aos ideais dos agressores.
Sinopse: "Luminescências” é a primeira obra da autora, e nasceu do desejo de homenagear sua mãe ainda em vida. De maneira geral, ele se apresenta na forma de contos, mas surgem também composições poéticas e certas fantasias, como o aproveitamento da estrutura dramática que orienta o texto teatral e o emprego da eloquência que caracteriza a narrativa épica. Tudo é concebido para dar consistência a uma obra que se constrói com tijolos de uma sólida natureza literária. Alessandra conta as histórias da infância materna como se fossem lembranças, construindo ela também o distante reino infantil de um tempo que ela mesma não viveu.
Sinopse: O livro "Mulheres negras na tela do cinema", organizado por Bárbara Maia Cerqueira Cazé (Editora Pedregulho, 2020), apresenta um conjunto de ensaios e artigos sobre curtas-metragens produzidos no Sudeste brasileiro entre 2015 e 2017 e dirigidos por mulheres negras ou que tematizam questões ligadas à negritude feminina e exibidos nas sessões do Cineclube Afoxé. As autoras dos textos são pesquisadoras negras jovens de áreas como ciências sociais, letras, história, artes e educação. Este é um livro da ordem do dia, com reflexões urgentes sobre a sub-representação das pessoas negras no audiovisual brasileiro.
Sinopse: Trinta e cinco estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São Jorge, em Rio Marinho, Cariacica, lançaram um livro de micro crônicas e micro poesias. Intitulado “Sobre Jovens e Adultos”, o livro foi organizado pela jornalista e escritora Elaine Dal Gobbo e pelo escritor, músico e produtor cultural Emmanuel 7Linhas.
Caro leitor
Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nossa equipe. Caso o leitor queira adquirir algum produto a partir dos links disponibilizados no texto, A Gazeta deixa claro três pontos:
1 - A empresa pode auferir receita por meio de parcerias comerciais
2 - Não temos qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra feita a partir dos links disponíveis
3 - Questionamentos ou reclamações em relação ao produto, processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta