Livros estimulam o aprendizado enquanto as crianças se divertem. Crédito: New Africa | Shutterstock
Os livros funcionam como ótimos aliados para apresentar o mundo às crianças. Além de entreter, eles são ferramentas essenciais na educação e no desenvolvimento intelectual. Mesmo antes da alfabetização, os pais podem estimular a leitura. Enquanto brincam, os pequenos aprimoram o processo cognitivo, encorajam a imaginação e enriquecem o vocabulário.
Mostrar como surgem as palavras, fazê-los compreender os números, ensinar a dormir, usar o banheiro e a se alimentar, além de estimular a criatividade e explicar questões de tecnologias, pode ser mais divertido com histórias pensadas especialmente para esses propósitos.
A integração entre leitura e mundo lúdico prepara as crianças para os desafios da infância. Pais, pedagogos, psicopedagogos e psicólogos também são convidados a embarcar em uma empolgante aventura de descobertas. A seguir, confira 7 dicas de leituras que vão auxiliar nessa jornada!
1. Bichos de A a Z
“Bichos de A a Z” estimula o vocabulário das crianças. Crédito: Divulgação | Editora Tudo!
Este livro trata-se de um conjunto de poemas escrito pelo cordelista George Gimenes para estimular o aumento de vocabulário das crianças e incentivar o contato delas com a fauna. Entre as páginas, apoiadas por ilustrações divertidas e coloridas de animais, ele desafia os pequenos a descobrirem os bichinhos a partir da descrição rimada. Além dos textos, há espaços para os leitores construírem os próprios versos e um breve dicionário com explicações de termos que podem ser desconhecidos na primeira infância.
2. 1, 2, 3, vamos contar?
“1, 2, 3, vamos contar?” ajuda as crianças a compreenderem os números . Crédito: Divulgação | Editora Caminho Suaves
Quantos barquinhos navegam pelo mar? E quantos passarinhos no céu a voar? Compreender os números pode ficar mais fácil se a rima funcionar. Com o propósito de ser uma ferramenta que ajuda a introduzir os números na primeira infância, o livro escrito por Maíra Lot Micales e ilustrado por Thiago Egg utiliza cenários do dia a dia da criança, como caixa de brinquedos, cama, animais e cores. No final, o pequeno é convidado a participar de um quiz para recapitular o que aprendeu.
3. Dino não quer comer
“Dino não quer comer” é uma ferramenta essencial para famílias que buscam soluções criativas para ajudar seus filhos a desenvolverem hábitos alimentares. Crédito: Divulgação | Editora Tudo!
Quando Dino se recusa a comer, Mamãessauro e Papaissauro se unem para ajudá-lo em uma emocionante jornada. Com a orientação da nutricionista Elisa de Espíndola e da fonoaudióloga Jéssica Batista, a narrativa apresenta uma abordagem lúdica e instrutiva para lidar com a seletividade alimentar em crianças. As belas ilustrações de Bernardo Amin complementam a história, tornando este livro uma ferramenta essencial para famílias que buscam soluções criativas para ajudar seus filhos a desenvolverem hábitos alimentares saudáveis.
4. A cabana noturna
“A cabana noturna” é a história de ninar ideal para crianças que têm medo do escuro. Crédito: Divulgação | VR Editora
Escrito e ilustrado por Landis Blair, esta é uma história de ninar ideal para crianças que têm medo do escuro. Inspirado nas próprias experiências do autor, a obra conta a história de Miguel, um menino que, ao seguir luzes misteriosas, embarca em uma aventura mágica pelo céu noturno e uma floresta encantada. Com ilustrações acolhedoras, o livro transforma a hora de dormir em um momento calmo e seguro, ajudando os pequenos leitores a enfrentarem seus medos e a relaxarem para uma boa noite de sono.
5. Cocô, Xixi e Pum
“Cocô, Xixi e Pum” arranca muitas risadas do pequeno leitor ao incentivá-lo a tomar coragem para abandonar as fralda . Crédito: Divulgação | Editora Caminho Suave
Quando o Cocô, o Xixi e o Pum se encontraram, fazem uma bagunça e tanto! É que eles descobriram que tinham o mesmo sonho: não queriam mais morar nas fraldas nem ficar manchando colchões por aí. O desfralde é sempre um momento desafiador, tanto para as crianças quanto para os responsáveis, mas este livro, escrito por Maíra Lot Micales e ilustrado por Thiago Egg, vai arrancar muitas risadas do pequeno leitor e incentivá-lo a tomar coragem para abandonar as fraldas de uma vez por todas.
6. O que é maior?
“O que é maior?” estimula a imaginação dos pequenos leitores. Crédito: Divulgação | VR Editora
Uma pergunta simples, “O que é maior do que uma formiga construtora?”, desencadeia comparações criativas e divertidas no livro infantil “O que é maior?”. Com girafas contorcionistas, baleias paraquedistas e muito mais, a história estimula a imaginação dos pequenos leitores. Por meio de jogos de palavras divertidos de Yuri de Francco e ilustrações coloridas de Silvana Rando, que dão vida às respostas inusitadas, a leitura torna-se um momento lúdico e educativo, perfeito para enriquecer o vocabulário das crianças e incentivá-las a explorar novas possibilidades criativas.
7. ABC da Robótica
“ABC Robótica” é ideal para mentes curiosas que querem desvendar os segredos do mundo robótico. Crédito: Divulgação | Editora Trix
O universo da tecnologia é extraordinário, mas para alguns é também um pouco misterioso. Só que tudo fica mais fácil quando conhecemos o que está por trás de tantas máquinas e programas ao nosso redor. Dá até vontade de sair criando projetos e pôr a mão na massa. Do A de arduino ao Z de zigue-zague, os autores Carlos Seabra e Sérgio Maciel fazem um passeio divertido pelo abecedário da robótica. Um livro para mentes curiosas que querem desvendar os segredos do mundo robótico.
Este vídeo pode te interessar
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível