Administrador / [email protected]
Publicado em 2 de agosto de 2024 às 09:08
A escritora e poeta Anne Mahin acaba de lançar seu quinto livro, “Algares". Neste novo trabalho, a autora mineira, que reside em Guarapari, apresenta 95 poemas que exploram a complexidade da condição humana. O exemplar da editora Ipê das Letras está disponível na Amazon pelo preço de R$ 39.
De acordo com a escritora, o livro promete despertar emoções de quem decidir se aventurar em seus textos. “É o desejo de todo poeta: o despertar da estesia em seus leitores”, destacou. A palavra estesia, utilizada por Anne, significa a capacidade de perceber sensações.
Os textos variam entre formas rigorosamente metrificadas, como sonetos italianos e ingleses, haicais, quadras, martelos agalopados e galopes à beira-mar, além de versos livres e brancos. Segundo Anne, a criação de cada poema é bem particular, não existindo uma fórmula.
“Os poemas surgem espontaneamente, a partir de uma leitura (o que é mais comum) ou de uma conversa. Depois é só fazer os ajustes quanto à métrica, se for o caso”, pontuou.
Com prefácio da renomada escritora Bernadette Lyra, o exemplar aborda temas como a brevidade da vida, a iminência da morte, a imanência e transcendência, amor, ódio, loucura, razão, solidão, saudade e o vazio da existência. Uma ode à arte poética, explorando o engenho de renovar a potência de cada palavra e a essência do ser poeta.
Natural de Cambuquira, localizada ao sul de Minas Gerais, Anne Mahin é apaixonada por Guarapari, onde mora e trabalha. Formada em Letras, com duas especializações em Literatura, ela lecionou por dez anos, antes de se dedicar à sua carreira no Tribunal de Justiça do Espírito Santo.
Com quatro livros publicados anteriormente, entre eles"Asas do Silêncio", "Amarelo do Ipê" e "Saíra-apunhalada", e participações em 39 coletâneas, Anne Mahin também tem obras publicadas em Portugal, Moçambique e na Suíça.
Quanto ao seu estilo, a autora navega entre a diversidade formal e o rigor metrificado - em muitos poemas, Anne Mahin mantém uma estrutura rigorosa, refletindo um domínio técnico da poesia -, além de uma evidente profundidade emocional: seus poemas transmitem emoções intensas e reflexões profundas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta