Boa Vista anuncia Sebastião Salgado como enredo para o Carnaval de 2025

Além de fotógrafo renomado, Salgado é Embaixador da Boa Vontade do UNICEF e recebeu diversos prêmios e honrarias ao longo dos anos

Publicado em 12/07/2024 às 15h11
Boa  Vista anuncia Sebastião Salgado como enredo para o Carnaval de 2025

Boa Vista anuncia Sebastião Salgado como enredo para o Carnaval de 2025. Crédito: Divulgação

No próximo ano a Escola de Samba Boa Vista vai levar para a avenida a história do renomado fotógrafo documental e fotojornalista brasileiro Sebastião Ribeiro Salgado Júnior, um enredo assinado pelo carnavalesco Cahe Rodrigues. Popularmente conhecido como Sebastião Salgado, ele é uma figura icônica no mundo da fotografia, com experiências em mais de 120 países onde esteve para realizar seus projetos fotográficos.

Nascido em Aimorés, Minas Gerais, em 8 de fevereiro de 1944, Salgado veio para o Espírito Santo ainda novo e viveu parte de sua juventude em Vitória.

“Seu trabalho é amplamente reconhecido e exibido em publicações de imprensa e livros, além de exposições itinerantes ao redor do mundo. É um orgulho imenso podermos fazer essa homenagem em vida. A Boa Vista se sente honrada em levar para a avenida essa história que merece mais um reconhecimento”, disse Emerson Xumbrega, presidente.

Com sua abordagem única em preto e branco, Salgado captura em seus trabalhos a essência da condição humana, evidenciando a dignidade inerente a todas as pessoas, enquanto denuncia as violações dessa dignidade por meio da guerra, pobreza e outras injustiças.

“Celebramos o mestre da fotografia, cuja sensibilidade transcendente enxerga o que o mundo não vê. Sebastião Salgado, com seu olhar delicado e atento, captura as impressões mais profundas da humanidade, revelando a beleza e a dor ocultas. Cada imagem sua é uma poesia visual que toca a alma e nos faz refletir sobre nossa própria essência”, ressaltou o carnavalesco, Cahe Rodrigues.

Ao longo de sua carreira, Sebastião Salgado tem demonstrado um profundo respeito por seus sujeitos e uma determinação inabalável em retratar a realidade mais ampla das vidas que documenta. Seu trabalho é um testemunho da dignidade fundamental de toda a humanidade e um protesto visual contra as adversidades enfrentadas por muitos.

Além de historicamente reconhecido pelo seu trabalho, Salgado tem contribuído com organizações humanitárias, entre elas: o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ONG Médicos sem Fronteiras e a Anistia Internacional. Desde abril de 2016, é membro da Academia de Belas-Artes de Paris pertencente ao Institut de France.

Instituto Terra: Projeto de Sebastião Salgado

Em abril de 1998, Sebastião Salgado fundou o Instituto Terra, uma Organização Não Governamental (ONG) para recuperar a Mata Atlântica e as nascentes da antiga Fazenda Bulcão, local onde Salgado passou a infância com sua família.

A fazenda, com mais de 600 hectares de terra, que está localizada em Aimorés, no leste de Minas Gerais, nas margens das nascentes que formam o córrego Bulcão, um dos afluentes do Rio Doce, foi utilizada para a criação de gado e estava bastante degradada.

A atuação do Instituto foi ampliada posteriormente para outras regiões, com o apoio da mineradora Vale do Rio Doce. As mudas utilizadas no reflorestamento foram produzidas nos viveiros da própria ONG.

Com o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, em 2015, os rejeitos percorreram 22 km no rio do Carmo e alcançaram o rio Doce, deslocando-se pelo seu leito até desaguar no Oceano Atlântico, no distrito de Regência, no município de Linhares (ES).

O rompimento causou uma enorme destruição por onde passou. O Instituto Terra mobilizou sua equipe para o desenvolvimento de um projeto de recuperação do Rio Doce, em parceria com a empresa mineradora Vale do Rio Doce.

“A escolha de Sebastião Salgado como enredo da Boa Vista para o carnaval de 2025 reflete nosso compromisso em homenagear personalidades que, através de sua arte e trabalho, promovem a justiça social e a dignidade humana. Convidamos todos a se juntarem a nós nessa jornada visual e emocional que celebrará a vida e a obra de Sebastião Salgado, trazendo para a avenida uma narrativa rica e inspiradora que ecoa as lutas e conquistas da humanidade”, ressaltou Xumbrega.

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
boa vista Escolas de Samba Fotografia Fotojornalismo Independente de Boa Vista Samba Sambão do Povo
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível