Administrador / [email protected]
Publicado em 4 de novembro de 2022 às 15:09
Parafraseando Chico Pinheiro (que costuma soltar o jargão durante as transmissões dos desfiles de São Paulo): E o relógio marca... faltam pouco mais de três meses para os desfiles das escolas de samba de Vitória, que acontecem de 10 a 12 de fevereiro 2023.
Em ritmo acelerado de preparação, as agremiações do Grupo Especial, por exemplo, definiram enredos e, em alguns casos, até sambas-enredo. De volta à elite, a Chegou o que Faltava vai promover uma festa para divulgar o enredo e o samba a ser defendido no Sambão do Povo no próximo ano: "O Tesouro que Faltava".
A agremiação de Goiabeiras realiza no domingo (6), a partir das 13h, no Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória, a "Feijoada da Chegou O Que Faltava". E tem uma ilustre convidada na parada: a atual campeã carioca, Acadêmicos do Grande Rio, que também lançará o samba "Deu Quitandinha de Erê!", em homenagem a Zeca Pagodinho.
Voltando a falar da Chegou, "O Tesouro que Faltava" vai contar as lendas de tesouros esquecidos pelo Espírito Santo e também os grandes tesouros da nossa terra, entre eles o café e o aço, e as riquezas do mar capixaba, finalizando com um dos grandes tesouros do bairro Goiabeiras, a própria agremiação.
"Vamos levar para o Carnaval 2023 o saber popular, lendas e causos construídos pelo povo capixaba que sempre deu conta de dizer de onde as coisas vem e para onde vão", explicou Jorge Mayko, um dos carnavalescos da escola.
"A Chegou está preparando um carnaval leve, colorido e alegre. O desfile está sendo pensado pro amanhecer, com cores vibrantes e um visual para impactar e prender os espectadores", contou Vanderson Cesar, que assina o desfile ao lado de Mayko.
Atual campeã do Grupo Especial de Vitória, a Novo Império tentará o bi em 2023 com o enredo "Imperium - Abram Alas para Vossas Majestades". "É um enredo que fala sobre as coroas e reinados espalhados pelo mundo ao longo do tempo e como o objeto causa cobiça de desejo entre as civilizações", adianta Suzana Bremenkamp, diretora de comunicação da agremiação de Caratoíra.
"O enredo contemplará também os reis e rainhas não oficiais, como rei do pop, do brega, de copas, do cinema, da música e diversos outros. A coroa imperiana, símbolo maior da comunidade, servirá de fio condutor para o tema", adianta, revelando que a escola fará o lançamento oficial do samba no domingo (6), a partir das 18 horas, em sua quadra.
Vice-campeã do Grupo Especial em 2022, a Mocidade Unida da Glória também está nos preparativos para o desfile de 2023. O enredo "A caminho das Terras do Sol Poente" pretende homenagear uma das maiores cidades do Norte do Espírito Santo, Colatina. "HZ", inclusive, divulgou a notícia em primeira mão.
O enredo deve trazer parte da história do município, carinhosamente conhecido como Princesinha do Norte. Entre os destaques, seu importante polo industrial e comercial, a ligação com o Rio Doce, e movimentos culturais, especialmente a tradicional Festa do Cafona, que completará três décadas em 2023.
Além disso, será ressaltado um dos "feitos" colatinenses: ter um dos por do sol mais bonitos do mundo, de acordo com levantamento feito pela revista norte-americana "Time", na década de 1960.
"Apresentaremos algumas curiosidades, como o fato de Colatina ter sido capital do Estado por três dias, em 1916, durante a Revolta de Xandoca", destaca Patrick Rocha, diretor de comunicação da escola de Vila Velha, referindo-se ao conflito entre coronéis pelo controle do governo do Espírito Santo, ocorrido entre 26 a 29 de junho de 1916. Na ocasião, o professor Alexandre Calmon (conhecido como "Xandoca") estabeleceu um governo paralelo para o ES, tendo como sede Colatina.
Patrick adiantou que vem mais novidade por ai. "Estamos preparando a festa de lançamento dos protótipos das fantasias. A previsão é que aconteça no final deste mês", revela. Ah, sim: o samba-enredo já foi apresentado à comunidade no mês passado.
As demais escolas do Grupo Especial do carnaval capixaba também já definiram seus enredos, os quais são: "Bino Santo" (Unidos da Piedade); "Onde Ocê Foi Morar?" (Unidos de Jucutuquara); "Humor: Quanto Riso, Oh, Quanta Alegria ..." (Boa Vista); e "Carlos Magno e os Doze Pares de França: Imperador do Sertão, Soberano da Esperança" (Andaraí).
Durante a semana, também foram divulgados os enredos das agremiações que compõem a Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses). Veja lista abaixo:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta