Administrador / [email protected]
Publicado em 17 de julho de 2024 às 15:55
Mais uma edição do Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta será realizada este ano e, para marcar o lançamento da 27ª edição, a repórter de Pop & Arte e apresentadora do g1 em 1 minuto, Carol Prado, vai ministrar uma palestra com o tema "Pop e Arte: como o jornalismo dialoga com os jovens", que na opinião dela é um dos grandes desafios da comunicação.
A palestra será realizada nesta quinta-feira (18), às 9h30, na sede da Rede Gazeta, em Vitória. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Sympla. Carol é repórter do g1 desde 2016 e informa sobre música, cinema, teatro, televisão e internet, conteúdos muito consumidos pelo público jovem. Mas não era essa a área do jornalismo que ela sonhava em atuar.
De lá pra cá, entre tantas matérias e notícias, a jornalista encontrou um jeito próprio de conversar com o público jovem, que hoje virou sua marca registrada. O g1 bateu um papo com ela sobre o assunto. Confira a seguir:
A internet transformou totalmente o jornalismo. Não só os formatos mudaram, mas a gente ganhou muitas possibilidades. Toda hora surgem novos formatos. Texto, vídeo, vídeo de redes sociais, Tiktok, dancinha, podcast, videocast, jogo on-line. É tanta coisa que dá para fazer. Por outro lado, os temas se ampliaram. Hoje, como jornalista de cultura, eu cubro música, cinema, literatura, teatro, televisão e internet. A internet é uma área que se incorporou ao jornalismo com temas sobre influenciadores, fenômenos surgidos nas redes, artistas que foram criados nesse ambiente, problemas gerados pelas redes sociais. Então, tudo isso está dentro do escopo do jornalismo de Pop e Arte e são fenômenos sobre os quais a gente precisa se atualizar para conseguir acompanhar.
A cada ano que passa, se torna mais desafiador porque surgem tecnologias novas e novas formas de desinformar. Hoje, a gente tem os boots nas redes sociais e tantas outras armadilhas como páginas que se disfarçam de jornalísticas e disseminam informações sem nenhuma apuração. Então, nossa missão é continuar fazendo um jornalismo profissional com apuração rigorosa, ouvindo todos os lados e checando e 'rechecando' as informações. O trabalho de checagem que a gente faz é muito importante para desmentir essas informações falsas que circulam na internet. O público jovem é um alvo mais fácil para este tipo de problema porque é um público que usa redes sociais o tempo todo e, muitas vezes, não tem a formação necessária para entender o que é falso, o que é que é impreciso e o que é verdadeiro. Nosso dever é continuar fazendo um trabalho bem feito e adaptando nossa linguagem e nossos formatos para essa audiência mais jovem para que a gente consiga entregar para esse público um jornalismo profissional de fato.
Esta é a 27ª edição do curso de Residência da Rede Gazeta, que desde 1997 contribui para a formação e preparo de jornalistas para o mercado de trabalho. Podem participar pessoas formadas em qualquer curso superior a partir de janeiro de 2022, ou que estejam no último período da faculdade. Ou, ainda, profissionais com curso técnico em Rádio e TV ou Audiovisual, no mesmo período.
As inscrições para concorrer a uma das 10 vagas serão abertas nesta quarta-feira (17) e vão até 28 de julho. O processo seletivo é dividido em três fases: prova de conhecimentos gerais e Língua Portuguesa, Redação e entrevistas individuais.
*Com informações de G1 ES
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta