Administrador / [email protected]
Publicado em 18 de junho de 2024 às 14:36
Um dos eventos mais tradicionais e esperados acontece em Santa Teresa neste domingo (23): a Carretela Del Vin. Completando 150 anos de imigração italiana, todos os caminhos levam à Festa do Imigrante na Região Serrana do Espírito Santo. A abertura da festa será feita pela banda Circolo Trentino di Santa Teresa e comidas típicas serão distribuídas ao público.
E claro, para te ajudar a se preparar para o evento, HZ preparou um guia especial com as principais informações da festa: trajeto, trânsito, carros alegóricos, distribuição de alimentos durante o desfile e novidades na primeira cidade colonizada por italianos no Brasil. Confira a seguir:
O percurso do tradicional festejo - que é gratuito - começa 10h, em frente à prefeitura de Santa Teresa (na Rua Darly Nerty), e vai em direção ao Parque de Exposições da cidade (na Rua Virgílio Germano Bassetti). Serão 11 carros e 7 alas, cada uma com um setor e/ou família representando seu papel na cultura.
Um trecho do percurso - da metade para o final - terá uma decoração especial em homenagem aos imigrantes. Eles desfilam com roupas típicas, por vezes no chão, mas muitos em carros ou mini-alegorias. O público vai caminhando e acompanhando essa viagem no tempo pelas ruas históricas da cidade.
Quando à abertura da festança, a banda de música do Circolo Trentino di Santa Teresa vai agitar o público em Santa Teresa. Além disso, o evento também contará com uma sonorização no percurso e num carro de som, com músicas que contam a história da imigração italiana. Linguiça e polenta frita serão distribuídas para o público.
E não para por aí! Após percurso e enfim chegada ao Parque de Exposições, o público vai encontrar uma praça de alimentação com deliciosos quitutes e ainda shows da Banda Brasitália (até às 15h) e na sequência, os grupos folclóricos Piccolo Pavone, Granello Giallo e Michelle Freire. Às 16h acontece uma ação solidária com prêmios que chegam a uma moto 0km.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta