Administrador / [email protected]
Publicado em 15 de maio de 2023 às 15:01
Tem festa grande em Viana nos próximos dias. De 25 a 28 de maio, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição realiza, com apoio da Prefeitura de Viana, a 206ª edição da Festa do Divino Espírito Santo com missas, shows, parque de diversões, rodeio e praça de alimentação.
A programação se divide com a parte religiosa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e a parte profana no Parque de Exposições de Viana, ambos na Sede do município. Entre as atrações, os shows de César Menotti e Fabiano, Léo Chaves e Alemão do Forró. A entrada nos espaços é totalmente gratuita.
A Festa do Divino ES também terá atrações locais se apresentando no palco principal e no palco Empreendedor, que vai receber a Mostra Viana Cultura & Arte, com pequenos shows e apresentações teatrais. Confira a programação completa no fim da matéria.
O evento ainda conta com o Magic Park, um parque de diversões com brinquedos como caribe, roda gigante, barco pirata, montanha-russa infantil, tagadá, autopista, trem fantasma e carrossel para agitar o público. Um espaço para o empreendedorismo vianense - com 50 estandes dedicados ao artesanato, gastronomia, economia solidária, agroindústria e micro e pequenas empresas - e a presença de cervejarias artesanais que vão integrar o Polo Cervejeiro da cidade estão garantidos na festa.
Além de tudo isso, uma disputa com peões renomados do cenário nacional de rodeio será mais uma atração da festa. A competição será realizada em uma Arena Completa, ao estilo americano, instalada no Parque de Exposições.
A Festa do Divino Espírito Santo acontece sempre 50 dias após o Domingo de Páscoa e o encerramento ocorre no dia de Pentecostes, para comemorar a descida do Espírito Santo sobre os doze apóstolos. Sua origem é nas ilhas de Açores, em Portugal, no século XIV, sendo estabelecida pela rainha D. Isabel de Aragão, por volta de 1324, quando conseguiu selar a paz entre o rei D. Dinis e seu filho D. Afonso.
Segundo documentos, era desejo do rei que a coroa portuguesa passasse, após sua morte, para seu filho bastardo, Afonso Sanches. Essa preferência fez o herdeiro legítimo se rebelar, causando uma guerra civil.
A Rainha teria prometido ao Divino Espírito Santo peregrinar o mundo com uma cópia da coroa e uma pomba no alto dela, que simboliza o rito, arrecadando donativos em benefício da população pobre, caso o esposo e o filho fizessem as pazes. A interferência da rainha teria evitado um conflito armado, denominado a Peleja de Alvalade. Seus maiores símbolos são a bandeira vermelha e a pomba branca.
No Brasil, a festa chegou com os colonizadores e acontece em diversos Estados. Segundo a Prefeitura de Viana, como a festa é de origem açoriana, na edição deste ano "preparamos também um espaço onde o vianense poderá fazer sua árvore genealógica e descobrir um pouco mais sobre a própria origem".
*Com informações da Prefeitura de Viana
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta