Administrador / [email protected]
Publicado em 13 de agosto de 2024 às 09:48
A Mostra CineMarias retorna para sua 3ª edição, que ocorrere entre os dias 19 e 21 de setembro no Cine Metrópolis, na UFES, em Vitória (ES). O evento já tem uma das suas principais atrações confirmadas: a banda paulistana Metá Metá. Além disso, os amantes da sétima arte já podem conferir a lista dos filmes selecionados para as Mostras Competitivas Nacional e Capixaba.
Neste ano, as inscrições superaram as expectativas, com 400 produções submetidas por identidades femininas e não bináries de todo o Brasil. Após uma criteriosa seleção, 12 filmes foram escolhidos, sendo seis para a Mostra Competitiva Nacional e seis para a Capixaba. Essas obras, que refletem a diversidade e o talento de cineastas de várias regiões do país, disputarão os prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção em ambas as categorias, com um total de R$ 8 mil em premiações.
A temática deste ano, "Poéticas do Fim do Mundo", propõe uma reflexão sobre novas possibilidades de futuro que dialoguem com a justiça ambiental e os direitos humanos. A Mostra busca promover o debate sobre como fortalecer as vozes das múltiplas identidades e enfrentar o esvaziamento do debate público, causado pela indústria do entretenimento e fake news.
"Através de debates, painéis, filmes e ações formativas gratuitas, buscamos amplificar o pensamento crítico e garantir narrativas essenciais sobre desigualdades e violências de gênero, raça, meio ambiente, economia e saúde pública", afirma Luana Laux, diretora de programação.
Com mais de 30 horas de atividades, incluindo workshops, masterclasses, bate-papos, painéis e shows, o evento promete uma experiência rica e diversificada. A banda de jazz Metá Metá, formada por Kiko Dinucci, Juçara Marçal e Thiago França, explora uma fusão de música brasileira, africana, latina, free jazz e punk rock, e também participará de uma roda de conversa. Entre seus álbuns de destaque estão MetaL MetaL (2012) e MM3 (2016), este último vencedor do prêmio APCA de melhor disco do ano.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta