Com Cesar MC, Movimento Cidade edição Favela reúne música, cinema e dança

Além do show do rapper, evento terá batalha de dança, slam de poesia e comemoração dos 13 anos do Coral Serenata de Favela. Festa acontece no Morro do Quadro, em Vitória

Show do Cesar MC no Festival Movimento Cidade na noite de sábado, 20

Show do Cesar MC no Festival Movimento Cidade na noite de sábado, 20. Crédito: Fernando Madeira

Em comemoração aos 13 anos do Coral Serenata D'Favela, o Morro do Quadro, em Vitória, receberá a Edição Favela do Festival Movimento Cidade (MC). O evento será realizado neste sábado (11), a partir das 17h, na praça de Santa Tereza, e contará com shows de Cesar MC, Noventa MC, Vegano MC, além da apresentação dos homenageados da noite.

“Nós somos o grande evento porque tudo que será celebrado nesta data não foi vivido e conquistado individualmente. Cada morador é o convidado ilustre. Sozinha nunca saí do lugar nesses 13 anos de resiliência e resistência [do Instituto]. Somos sobreviventes”, diz Luciene Pratti Chagas, coordenadora e fundadora do Instituto.

Um dos destaques da noite é o Coral Serenata D’Favela, que reafirma a música como linguagem de transformação e inclusão. São 300 crianças e adolescentes da região do Morro do Quadro que cantam e tocam violinos. Além de levar novos sons para a favela, os jovens atendidos são encaminhados para estágios, vagas de Menor Aprendiz e cursos profissionalizantes.

São eles que fecham a programação,  junto da bateria da Escola de Samba Chega Mais, que homenageou o Morro do Quadro em seu enredo no Carnaval de 2023, e do cantor de pagode Leozinho.

MOSTRA FAVELA

Além da música, a poesia, a dança e o cinema estão garantidos na programação gratuita. Logo no início do evento acontecem o slam de poesia, a batalha de danças e lançamentos de livros. O evento ainda vai servir de vitrine para Mostra Favela, que será realizada  de sexta, dia 10 de março, a 12 de abril, na plataforma MC.On, disponível em movimentocidade.com.

São oito curtas, dentro da temática “Cidade são pessoas”, que terão seus trailers exibidos ao longo da Edição Favela, neste sábado (11). A mostra é uma das categorias do primeiro Edital MC.Projeta 2023, iniciativa do Movimento Cidade que seleciona obras audiovisuais brasileiras e independentes, de ficção, animação, documentário, videoclipe e videoarte.

Além de produções de São Paulo, Pernambuco, Santa Catarina e Paraína, a mostra contará com uma única obra capixaba, a produção "Antônia", de Maria Zalem Ramiro também será exibida. Para Marina Z. Baião, coordenadora de programação do Movimento Cidade, a Mostra é uma forma de potencializar talentos que estão à margem dos grandes centros.

“A Mostra Favela é uma forma de descentralizar o acesso à cultura onde estamos acostumados a que ela aconteça. O cinema pode ajudar a derrubar barreiras culturais e aumentar a compreensão entre as pessoas de diferentes realidades. A ideia do Festival MC - Edição Favela é que ele aproxime e estimule a própria produção dentro desses locais e fora das áreas centrais onde sempre acontecem, proporcionando uma visão de possibilidade e estímulo para que essas narrativas sejam contadas, e principalmente, ouvidas”, diz.

SERVIÇO

  • ENCERRAMENTO DA EDIÇÃO FAVELA DO FESTIVAL MOVIMENTO CIDADE (MC)
  • QUANDO: Sábado, 11 de março
  • ONDE: Praça de Santa Tereza, R. Frederico Ozanan, 460 - Santa Tereza, Vitória - ES, 29027-280
  • ENTRADA: Gratuita
  • PROGRAMAÇÃO:
  • 17h: Rimas, poesias e lançamento de livro com Braz Cortes Pereira
  • 17h30: Slam de Poesia com Slam Xamego
  • 18h: Abertura oficial com exibição de resultados das oficinas e entrega de certificados aos alunos formados
  • 19h: Batalha de Dança apresentada por Yago Barcelos
  • 20h: Show de Noventa MC e Vegano MC
  • 21h: Show de Cesar MC
  • 22h30: Encerramento com apresentação do Coral Serenata D'Favela e participação da Bateria da Escola de Samba Chega Mais, MQ Records e Leoziinho

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Cultura
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível