Administrador / [email protected]
Publicado em 10 de dezembro de 2021 às 17:23
Um evento pensado especialmente para o universo feminino. O “Mulheres na Roda de Samba” chega a sua 4ª edição, neste sábado (11), formando várias rodas de samba comandadas apenas por mulheres em vários lugares do Brasil e do mundo para enaltecer o gênero musical que é a cara do Brasil. Em Vitória, o encontro acontece na quadra da GRES Pega no Samba, em Consolação, a partir das 15h.
Cantoras e instrumentistas de mais de 37 cidades no Brasil vão participar do evento, quem também acontecerá na Argentina, Chile, França, Holanda, Itália, Portugal, Japão e Uruguai. A homenageada neste ano é Alcione, a "Marrom".
Para Fernanda Assis, cantora e compositora capixaba, o movimento tem sido muito importante no combate ao machismo no meio do samba. “O movimento une mulheres de todas as idades, tem sido muito importante. Ele traz para o público talentos que são 'impedidos' de mostrar seus dons, pelo meio ainda machista. Estamos chegando para mostrar igualdade. Precisamos apenas de respeito. Lugar de mulher é onde ela quiser”, afirmou Fernanda.
Na edição capixaba, a Roda de Samba de Mulheres trará as convidadas Monique Rocha, Dorkas Nunes, Ana Cris, Nanda Assis, Eliane Sabino, Elaine Vieira, Aline Martins, Brenda Mozer. As atrações continuarão com o grupo Batuqdellas, Carro do Axé e Bateria Locomotiva cantando sambas de enredo sobre mulheres, em Vitória. Para entrar no evento, é preciso levar um pacote de absorvente, que será entregue a projetos que combatem a Pobreza Menstrual.
A iniciativa tem como objetivo criar conexões reunindo projetos femininos no mundo da música, mais especificamente no samba, em todo território nacional. O Encontro Nacional das Mulheres na Roda de Samba é um evento anual, que teve sua primeira edição em 24 de novembro de 2018.
Idealizado pela cantora Dorina, o projeto tem a proposta de unir as rodas de samba femininas, criando uma rede entre as artistas e aumentando as trocas culturais, além de contribuir para fortalecer a divulgação para o público da força feminina do samba.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta