Administrador / [email protected]
Publicado em 7 de outubro de 2024 às 14:22
As canções do Clube da Esquina, célebre movimento musical surgido em Belo Horizonte (MG), no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, serão interpretadas por um dos grupos de referência do Projeto Vale Música Espírito Santo, o Coral Jovem Vale Música.
O concerto “Homenagem ao Clube da Esquina” será apresentado no dia 10 de outubro, às 20h, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo.
O espetáculo vai revisitar diversas músicas do movimento, responsável por revelar grandes compositores como Milton Nascimento, Lô Borges, Toninho Horta e Beto Guedes. Na mesma data, às 15h30, o grupo fará um Concerto Didático voltado para estudantes da rede pública de ensino.
A seleção de repertório contempla canções que marcaram gerações, a exemplo de “Paisagem na janela”, “Um girassol da cor do seu cabelo”, “Trem azul” e “Nada será como antes”. O regente optou por escolher músicas dos álbuns ‘Clube da Esquina’ (1972) e ‘Clube da Esquina II’ (1978), que são mais conhecidas pelo público. “Queremos dividir essa experiência com as pessoas e evidenciar aos novos ouvintes a razão de tanta admiração”, comenta.
Formado por 20 cantores de 16 a 25 anos de idade, o Coral Jovem Vale Música conta com a regência de Max Michel Alves, que assina a direção musical do concerto. O regente explica que este espetáculo integra o ciclo pedagógico do grupo, que já realizou apresentações em homenagem à Tropicália, Rita Lee e Raul Seixas, entre outros ícones da MPB.
“Um dos meus objetivos enquanto regente-educador dos Coros do Vale Música é facilitar o acesso dos educandos a uma ampla formação musical. No ano passado, realizamos o concerto Tropicália, e os cantores do Coro saíram desse processo conhecendo os tropicalistas mais de perto. Com o Clube da Esquina não será diferente”, afirma Max.
De acordo com o regente, o Clube da Esquina possui várias características que o colocam como um divisor de águas na música popular brasileira, entre as quais a fusão da música folclórica africana e mineira com a sofisticação da Bossa Nova e os elementos do jazz, do rock, a sonoridade dos Beatles, a música clássica e hispânica.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta