Oktoberfests são animadas pelas cervejas e os jogos germânicos. Crédito: Shutterstock
Chegou o período das Oktoberfests em todo o país. O Espírito Santo entra na onda com três edições: uma em Linhares, que vai até domingo (9); uma em Vitória, que vai até o dia 12 de outubro; e outra em Domingos Martins, que vai até o dia 23 de outubro. Muita cerveja, música alemã e gastronomia típica vão agitar os eventos.
Mas não só disso são feitos os Oktoberfests. Por celebrarem a cultura germânica, jogos fazem parte do evento, animando os seus participantes. Pensando nisso, HZ chega te apresentar algumas das principais brincadeiras e competições que acontecem nestas festas. Confira abaixo.
CHOPE A METRO
A principal atração para quem tem a veia competitiva é o concurso Chope a Metro - inclusive, ela esta garantida nas edições de Vitória e Domingos Martins. Segundo o organizador do festival em Vitória, Felipe Pontes, esse jogo “é o que agita o evento, mais do que as bandas”. Os participantes devem esvaziar o mais rápido que puderem uma tulipa de um metro de chope, que contém um litro. A bebida para a competição é apenas simbólica, não tem álcool, pois a legislação proíbe competições envolvendo bebidas alcoólicas.
Michel Trarko, organizador da festa em Domingos Martins, explica que a brincadeira remonta a história e a cultura da Alemanha: “Desde o começo das Oktoberfests, já tinham as olimpíadas germânicas com o concurso do Chope a Metro, o concurso de quem virava a caneca mais rápido. Isso é bem histórico, bem antigo”.
Os festivais vão ter competições do Chope a Metro todos os dias, nas categorias feminino e masculino. Ambas terão a mesma quantidade de chope, segundo Michel: de 500 ml a 1 litro. As inscrições vão ser feitas de forma gratuita no caixa do evento. E como não poderia deixar de ser, os vencedores serão premiados com medalhas ou brindes enviados pelos patrocinadores do festival.
Concurso de chope a metro disputado em Blumenau, 2016. Crédito: Divulgação/Oktoberfest: Marcelo Martins
GRUPIÃO
Outra competição tradicional da cultura alemã e já presente em muitas Oktoberfests é o Grupião, que só será realizado em Domingos Martins. Esse jogo é uma competição de lenhador, disputada em duplas. Vence a dupla que conseguir serrar uma tora de madeira mais rápido utilizando o grupião, um serrote específico.
Haverá categorias para adulto e criança, e por ser uma prova que demanda cuidado, terá uma equipe designada para garantir a segurança dos participantes. A competição vai ocorrer todos os dias, em horários diversos, e os vencedores vão ganhar uma medalha para poder exibir durante o evento.
Humberto Waiandt, lenhador que organiza o concurso há 23 anos nas Sommerfests de Domingos Martins, explica que o grupião é uma ferramenta que veio junto com os primeiros colonos alemães, na década de 1840. “Essa era a ferramenta que eles utilizavam para serrar a madeira, construir suas casas, cortar lenha”, descreve. O objetivo é envolver os turistas e fornecer um contato com a cultura e a história da imigração alemã.
Concurso do lenhador em Sommerfest de Domingos Martins. Crédito: Divulgação/Prefeitura de Domingos Martins
LEVANTAMENTO DE CHOPE
Uma competição famosa em várias Oktoberfests do país é o levantamento de chope. Ele é feito geralmente com a Masskrug, caneca típica do festival em Munique, que tem capacidade de 1 litro. Os participantes devem levantar a caneca cheia de chope com o braço esticado. Vence quem conseguir ficar mais tempo com a caneca levantada.
Oktoberfest, cerveja. Crédito: Shutterstock
CORRIDA DO BARRIL
Com todos os barris alinhados, ao apito do juiz os competidores devem rolar seus barris até a linha de chegada. Como uma corrida comum, vence quem chegar primeiro na linha de chegada. Mas não se surpreenda se no caminho algum participante tropeçar no próprio barril e sair rolando junto com ele.
Corrida de rolar barril. Crédito: Shutterstock
BOLÃO DE MESA
Com um taco similar aos de sinuca, o participante do bolão de mesa deve arremessar uma bola por uma canaleta fechada e curva. Ao sair da canaleta, a bola vai ser direcionada para o centro da mesa, onde nove pinos de madeira são distribuídos de forma simétrica. Como numa partida de boliche, faz mais pontos quem conseguir derrubar mais pinos. Mas não é só bater com o taco na bola! Para derrubar todos os pinos é preciso mirar com a força e o jeito certos para que a bola percorra o caminho da canaleta com sucesso.
*João Vitor Castro é aluno do 25º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Esta matéria teve orientação do editor de HZ, Erik Oakes
Este vídeo pode te interessar
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível