Administrador / [email protected]
Publicado em 25 de julho de 2023 às 13:07
Em sua 21ª edição, o Dança em Trânsito, um dos maiores e mais abrangentes festivais internacionais de dança contemporânea do país, chega no Espírito Santo nesta semana - entre quarta (26) e domingo (30) - promovendo apresentações gratuitas em quatro cidades: Baixo Guandu, Colatina, Vitória e Vila Velha.
O festival teve uma primeira etapa inédita entre fevereiro e abril, no Rio de Janeiro, e, em junho, seguiu para a República Tcheca. E neste mês de julho, deu início a sua tradicional itinerância nacional, que este ano passa por 33 cidades, divididas em três circuitos espalhados pelas cinco regiões do país até 14 de outubro. No Espírito Santo, a suíça Nicole Seiler, a belga Loraine Dambermont, e os brasileiros Fábio da Costa e Mário Nascimento são algumas das atrações.
Um dos espetáculos da programação é com Christian Moyano de Montevidéu, Uruguai, que passará pelas quatro cidades capixabas apresentando seu solo "Você Deveria Ficar", uma obra contemporânea que lembra onde estamos e que vive a precisão, o abraço e o adeus. É uma peça que propõe eliminar os limites entre a arte e a vida.
Outra performance presente no calendário do Estado é com o bailarino Fábio Costa, de Brumadinho/MG. Em "Umbigo do Sonho", ele encena a realidade de jovens negros por meio do encontro entre dança e psicanálise.
E especialmente no dia 30 de julho, mais conhecido como próximo domingo, no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, o coreógrafo Rami Levi, do Grupo Tápias, do Rio de Janeiro, também apresentará seu solo, criado especialmente para a intérprete Flávia Tápias. Rami se inspirou nos movimentos de animais para traduzir, para o corpo da intérprete, toda sua experiência, ao longo de seus trabalhos com Jean Christoph Mailot, Mats Ek, Nacho Duacho e Ohad Naharin.
Nesta sexta (28), acontece em Vitória a Oficina "Dança Contemporânea Urbana", com o bailarino mineiro Fábio Costa. O curso de formação é gratuito e terá duas horas de duração, sendo realizada no Espaço de Dança Duetto, em Santa Lúcia, Vitória. As vagas são limitadas e as inscrições também devem ser feitas pelo site do festival.
A oficina de Fábio Costa tem como foco principal sua pesquisa de movimento pelo chão. É uma mescla de dança contemporânea, danças urbanas e improvisação.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta