Editor do HZ / eoakes@redegazeta.com.br
Publicado em 10 de maio de 2022 às 19:36
A volta de eventos também está garantida para a criançada. Após o sucesso da primeira edição, realizada em 2019, o Diversão em Cena ArcelorMittal está de volta com oito espetáculos infantis gratuitos ou a preços populares para democratizar o acesso à cultura e trabalhar a formação de público.
"O Diversão em Cena é o maior programa de incentivo de formação de público do país. Ele acontece em mais de 50 cidades em todo o país há mais de 10 anos. Ele integra as famílias e atende todas as camadas sociais já que quase todos espetáculos são gratuitos, um ou outro é a preço popular por R$ 10. O projeto é de extrema importância para formação e continuidade do teatro no nosso país. Essas crianças, que estão tendo o primeiro contato com o teatro, estão construindo senso crítico e tendo mais sensibilidade a pautas sociais", explica Wesley Telles, produtor que realiza o evento no Espírito Santo.
A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e contará com espetáculos nos Teatros Glória – Centro Cultural Sesc Glória, no Centro de Vitória, Teatro Sesi, em Jardim da Penha, entre outros. A abertura acontece no dia 22 de maio, com o espetáculo "Jubarte - Uma Aventura Oceânica", do grupo Ribalta. Ele será apresentado no Sesc Glória e terá entrada franca.
"'Jubarte- Uma Aventura Oceânica' é um espetáculo que abre a programação e valoriza os grupos do ES. É uma peça daqui e com artistas daqui. O diferencial dela é falar sobre sustentabilidade, reciclagem, meio ambiente. Os cenários são feitos com produtos recicláveis, como garrafas pet e brinquedos que seriam jogados no lixo", destaca Wesley.
O produtor explica que todas as peças escolhidas para o circuito possuem algum tema importante a ser discutido. "'O Menino Mais Rico do Mundo'" é de um grupo de Belo Horizonte (MG). Ele é um espetáculo que está há anos em cartaz, mas vem ao Espírito Santo de forma inédita, trazendo educação financeira e empreendedorismo para crianças na pauta", inicia o produtor.
"'Luiz e Nazinha - Luiz Gonzaga Para Crianças' (RJ) resgata a história de um grande artista brasleiro. Já 'A Hora do Recreio' (SP) fala de acessibilidade e inclusão", completa.
"A Menina Akili e Seu Tambor"; "Trilogia Solas com os espetáculos: A Volta ao Mundo em 80 Dias / Viagem ao Centro da Terra / 20.000 Léguas Submarinas"; "Bita e a Imaginação que Sumiu" e "Tubarão Martelo" completam a lista de espetáculos desta edição, que terá uma peça por mês. Abaixo você confere a programação completa.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta