Administrador / [email protected]
Publicado em 8 de julho de 2023 às 20:21
O maior festival de gastronomia do Espírito Santo também é espaço para as crianças. Além de todas as opções de aulas-shows com cozinheiros renomados como Claude Troisgros, Kátia Barbosa e Juarez Campos, uma programação especial foi pensada para fazer os pequenos imergirem no mundo da culinária, de maneira educativa e divertida. Vale lembrar que o Fest Gastronomia acontece na nova área de eventos do Álvares Cabral, em Vitória
Sob a orientação da chef Vanusa Pedroni, mais de 20 mini chefs colocaram a mão na massa e participaram da primeira oficina kids do espaço Carreta Senac, neste sábado (8). Na ocasião, eles puderam aprender a história do chocolate, produzir seus próprios pirulitos e se deliciar com o doce, no final.
"As crianças interagiram e, ao mesmo tempo, foram extremamente organizadas. Trabalhamos os três tipos de chocolate: ao leite, branco e meio amargo. Usamos a forminha de acetato, derretemos o chocolate no microondas — que é a técnica mais segura para a criança não se queimar — e colocamos na forminha. Só isso (risos). São receitas mais fáceis, justamente, para as crianças poderem interagir e reproduzirem em casa", detalhou a chef Vanusa Pedroni.
"Muitas crianças pareciam que já ter nascido na gastronomia. Já me colocaram, outras vezes, para dar aula para crianças. Tem que ter jogo de cintura para organizar e fazer a aula acontecer. Tinha uma criança de dois anos e meio e que fez o próprio pirulito", completou.
Diferente das aulas pensadas para os adultos (que ficam sentados ouvindo as instruções dos chefs), as oficinas dos pequenos foram feitas para que as crianças mergulhem no mundo da culinária. Devidamente vestidos de touca, conforme mandam as instruções sanitárias de uma boa cozinha profissional, eles puderam escolher os formatos do pirulito, o tipo de chocolate e até a decoração final.
Um dos super chefs da oficina kids foi o João Valle, de 4 anos. Ao lado da mãe, Maria Letícia Vale, ele aprendeu todo o passo a passo da receita e se acabou com o pirulito feito por ele mesmo. Foi justamente a oficina que atraiu a mãe e o pequeno para o evento e o resultado valeu a pena, já que João já curte participar ativamente das atividades na cozinha, dentro de casa.
"Foi rápido mas super efetivo (risos). Ele já cozinha comigo no almoço e gosta de preparar a mesa para as refeições. Envolvê-lo nessas atividades é legal porque ele começa a tomar gosto pela comida e a criar proximidade com o alimento", disse.
Depois da aula, os dois continuaram se divertindo com tudo que o Fest Gastronomia tem a oferecer. A programação infantil continua no domingo (9), das 12h às 12h50, com a oficina "Biscoitos Divertidos" e, logo em seguida, das 13h à 13h50, outra sobre cupcake. Os interessados devem se dirigir à Carreta Senac antes da aula para realizar a inscrição.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta