Redes Sociais

Exposição de fotos mostra locais de Vitória para além do senso comum

Mostra “Vitória, Cidade (in) Visível” revela olhares únicos dos  Centro de Vitória, Ilha das Caieiras e Jesus de Nazareth. Abertura será nesta sexta-feira (9), às 19h

Felipe Khoury

Administrador / [email protected]

Publicado em 7 de agosto de 2024 às 18:14

Fotografia da exposição “Vitória, Cidade (in) Visível”
Fotografia da exposição “Vitória, Cidade (in) Visível” Crédito: Peter Morosini

Um olhar único sobre três regiões de Vitória. Essa é a proposta da exposição coletiva “Vitória, Cidade (in) Visível”, que inicia nesta sexta-feira (9), às 19h, na Mosaico Fotogaleria. Com uma visão diferenciada da capital, o público poderá contemplar 24 fotografias, sendo duas de cada fotógrafo, entre profissionais, amadores e artistas.

A mostra, que segue até o dia 24 deste mês, é fruto do workshop “A Cidade Invisível” ministrado pelos fotógrafos Gabriel Lordello e Tadeu Bianconi na Mosaico Fotogaleria no mês de julho. Os bairros do Centro de Vitória, Ilha das Caieiras e a comunidade de Jesus de Nazareth foram os locais visitados pelos 12 alunos.

Fotografia da exposição “Vitória, Cidade (in) Visível”
Fotografia da exposição “Vitória, Cidade (in) Visível” Crédito: Meuri Ribeiro

“Nossa proposta é proporcionar ao aluno a oportunidade de conhecer esses lugares sem ser como passagem, com a pressa da rotina, possibilitando observar com calma e se permitindo enxergar além do senso comum, encontrar a cidade invisível aos olhos comuns”, explica Tadeu Bianconi.

Fotografia da exposição “Vitória, Cidade (in) Visível”
Fotografia da exposição “Vitória, Cidade (in) Visível” Crédito: Angelo G Rangel

A exposição conta com fotografias de Ana Lauff, Andrea Soneghet, Angelo Gil P. Rangel, Cynthia Soneghet, Igor Lordello, Marcia Paiva, Marcos de Alarcão, Meuri Ribeiro, Mauricio Freitas, Paloma Palauro, Peter Morosini e Tadeu Harckbart. 

Feliz com a trajetória, Mauricio Freitas disse para HZ que sua foto representa o progresso ou a dupla jornada que vem de desejos e necessidades de cada indivíduo. "O workshop foi uma boa oportunidade de revelar uma cidade particular que cada um carrega dentro de si", contou.

Fotografia da exposição “Vitória, Cidade (in) Visível”
Fotografia da exposição “Vitória, Cidade (in) Visível” Crédito: Mauricio Freitas

“Os alunos assumiram o desafio do nosso workshop que era retirar o véu que o dia a dia coloca em seus olhos os impedindo de enxergar pormenores e a beleza à sua volta. O resultado foi surpreendente: visões bem diferentes, mesmo todos passando pelos mesmo caminhos e lugares” ressalta Gabriel Lordello.

Fotografia da exposição “Vitória, Cidade (in) Visível” por Meuri Ribeiro
  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação