Exposição reúne itens esquecidos em livros raros da Biblioteca Pública do ES

Seleção reúne uma série de itens pessoais,  datados entre 1925 e 1983, que foram encontrados dentro de livros raros do acervo da BPES

Itens pessoais encontrados em livros raros da Biblioteca Pública do ES

Itens pessoais encontrados em livros raros da Biblioteca Pública do ES. Crédito: Divulgação

Se você frequentou a Biblioteca Pública do Espírito Santo há 50 anos, pode acabar encontrando algum pertence na mais nova exposição do local. Até o final de setembro, os capixabas poderão ver uma série de itens pessoais,  datados entre 1925 e 1983, que foram encontrados dentro de livros raros do acervo da BPES. 

Com entrada gratuita, a exposição “Acervo BPES: Bilhetes e Histórias” reúne diversos materiais do passado deixados - ou esquecidos - no prédio, localizado na Praia do Suá, em Vitória. Entre os destaques da seleção, uma passagem de navio datada de 1925, com destino a Maceió, pela companhia Lloyd Brasileiro.

Também foi encontrada uma uma nota fiscal em nome do escritor, professor e folclorista Guilherme Santos Neves (1906-1989), fundador da Comissão Espírito-Santense de Folclore. A nota, de 1962, refere-se à venda de um exemplar do livro “Ganga Zumba”, pela empresa Moacyr Barbosa & Cia LTDA, então localizada na Av. Jerônimo Monteiro, no Centro de Vitória.

Além do objeto pertencente ao autor da Coletânea de Estudos e Registros do Folclore Capixaba, a exposição apresenta recortes de jornais e revistas de moda feminina, informações sobre as fases da lua e uma passagem de navio datada de 1925, com destino a Maceió, pela companhia Lloyd Brasileiro.

A seleção conta ainda com reportagens de jornal, convites para lançamentos de livros, um calendário escolar e outros materiais. A mostra pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até 30 de setembro. A BPES fica na Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória.

SERVIÇO

  • Exposição “Acervo BPES: Bilhetes e Histórias”
  • Quando: até 30 de setembro
  • Onde: Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória
  • Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Cultura Literatura Capixaba Exposição vitória
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível