"O Teatro de Sombras de Ofélia" terá 11 apresentações gratuitas na Fafi. Crédito: PMV
A partir desta segunda (13), a Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) dá início a temporada de apresentações do exercício cênico "O Teatro de sombras de Ofélia". O objetivo da atividade é apresentar a montagem cênica de formatura dos alunos do curso técnico em Teatro da escola.
O público poderá conferir gratuitamente, na sede da Fafi, no Centro Histórico de Vitória, a 11 sessões do espetáculo. As datas são: segunda (13), terça (14), sexta (17), segunda (20), terça (21), quinta (23), sexta (24), segunda (27), terça (28) e quarta (30) e também no dia 1º de dezembro, sempre às 19h30.
"Vamos apresentar o rico trabalho final desenvolvido por esses alunos e alunas que receberam, ao longo de dois anos, investimentos em educação e qualificação profissional em Teatro. O trabalho está belíssimo", antecipa a coordenadora da Fafi, Larissa Almeida.
Os ingressos das apresentações, com classificação livre, devem, mesmo sendo gratuitos, ser solicitados por meio da plataforma online Sympla. As vagas são limitadas à capacidade do espaço.
DRAMA
O espetáculo é uma produção teatral baseada na obra "O Teatro de Sombras de Ofélia", do escritor alemão Michael Ende. O livro, que tem tradução de Luciano Vieira Machado, foi agraciado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) com o prêmio Monteiro Lobato de Melhor Livro traduzido para crianças.
Na história, após perder o emprego de que tanto gostava no teatro, a senhora Ofélia acaba esquecendo a velhice e a solidão quando encontra uma série de "sombras" que lhe pedem abrigo.
A obra literária conta com adaptação para o teatro de Necésio Pereira. O espetáculo tem orientação e direção-geral do professor Antônio Apolinário, preparação corporal e direção de movimento do professor Gil Mendes e preparação vocal e direção musical da professora Priscila Reis.
"A apresentação é uma carta de amor ao teatro, ao espaço sagrado construído em conjunto, que inevitavelmente forja relações humanas, afetivas e sociais. É um convite à reflexão sobre o papel do ator, o envelhecer, a solidão e o desamparo. É também um chamado à análise de como cuidamos e preservamos nossos espaços culturais em sociedade, e o impacto de sua presença, ou ausência, ao longo do tempo", explica Apolinário.
"Trazemos ao público uma rede de distintos personagens e quadros cênicos que dialogam com o nosso contexto social vigente. É o Teatro falando de si, uma metalinguagem sobre arte, vida e criação. Por último, ainda que não se faça explícito na obra original e na dramaturgia de Necésio, pretende-se homenagear e agradecer aos artistas locais que vieram antes de nós e aos muitos que aqui ainda seguem, fazendo desse ofício milenar uma força pulsante e viva", complementa o diretor.
* Com informações da Prefeitura de Vitória
"O TEATRO DE SOMBRAS DE OFÉLIA"
- QUANDO: 13, 14, 17, 20, 21, 23, 24, 27, 28 e 30 de novembro e 1º de dezembro, sempre às 19h30.
- ONDE: Auditório da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (FAFI). Avenida Jerônimo Monteiro, 656, Centro Histórico de Vitória
- CONVITES: Ingressos gratuitos, que podem ser adquiridos pelo site Sympla
Este vídeo pode te interessar
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível