Repórter / [email protected]
Publicado em 23 de junho de 2023 às 10:19
Uma festa junina no Sul do Espírito Santo promete chamar atenção de longe. Tudo porque ela vai contar com uma fogueira de 23 metros de altura. É a tradicional festa de São João Batista, na comunidade de Cachoeirinha, em Rio Novo do Sul, que está marcada para o próximo sábado (24). Realizado há 10 anos, o evento já é conhecido pelas fogueiras gigantes.
A estrutura é construída pelo morador aposentado José Carlos Fachim, de 74 anos, com a ajuda de voluntários. Neste ano, ela bate mais um recorde na cidade. A primeira versão tinha sete metros de altura e, no decorrer dos anos, o tamanho foi aumentando gradativamente, com registros de fogueiras com 12, 14, 16, 18 e 21 metros. Hoje, ela chega aos imponentes 23 metros.
As madeiras utilizadas na estrutura são retiradas da propriedade do José. Para a construção, eles contam com o apoio de uma carretilha que ajuda a subir com o material. “Na mão é pesado. Então, a gente amarra a madeira no carro e consegue subir”, conta José.
Devoto de São João, padroeiro do município, José chegou a dizer que essa seria a última fogueira que faria para a festa, por conta da idade, mas admite que ainda não tomou a decisão final. “Vou pensar direitinho. A comunidade vai sentir falta”, relata.
Como uma boa festa junina, a programação também conta com quadrilhas, bingos e comidas típicas, mas é a fogueira a atração principal, garante a prefeitura. A programação é aberta ao público e começa a partir das 18h, na Comunidade de Cachoeirinha, na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Rio Novo do Sul.
"Além de ser uma tradição na comunidade de Cachoeirinha, também é um ato de fé. Atrai praticamente 100% da comunidade de católicos. É uma tradição ", ressalta o prefeito de Rio Novo, Jocenei Castelari.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta