Administrador / [email protected]
Publicado em 6 de março de 2024 às 17:43
De 11 a 15 de março, o 9º Festival Cine.Ema desembarca no distrito de Rive, em Alegre, e em Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, para uma semana cheia de oficinas, mostras de cinema e reflexões sobre o audiovisual e o meio ambiente. Até o dia 24 de março, é possível ainda assistir aos filmes da 9ª edição do festival na plataforma de filmes do Festival em cineema.com.br.
Em Burarama, as atividades incluem oficinas de stopmotion e fotografia, realizadas na EEEFM Wilson Resende, sob a orientação de Iza Rosenberg e Gui Castor.
Enquanto isso, em Rive, além das oficinas de stopmotion e fotografia, orientadas por Carol Covre e Carol Bravim, também será oferecida uma oficina de podcast, ministrada por Gisele Bernardes, na EEEFM Prof. Celia Teixeira do Carmo. Todas as oficinas ocorrerão de 11 a 15 de março no período da tarde.
Na quinta-feira (14), o auditório da escola Wilson Resende, em Burarama, vai virar sala de cinema, com cinco sessões ao longo do dia, voltadas para diferentes faixas etárias. Na sessão noturna, às 19 horas, pais, familiares, amigos e a comunidade em geral poderá, além de assistir aos filmes, prestigiar a entrega dos certificados das oficinas aos alunos e assistirem à produção audiovisual realizada no local durante a 8ª edição do Festival. A entrada é gratuita.
Na sexta-feira (15) é a vez de Rive receber a mostra de cinema. As exibições acontecem no Ginásio Comunitário, atrás da escola Celia Teixeira do Carmo, com sessões ao longo de todo o dia.
Na sessão noturna, prevista para às 18h30, além da exibição dos filmes, será a oportunidade da comunidade prestigiar a produção da oficina de stopmotion e a entrega dos certificados aos estudantes das oficinas.
Quem quiser ainda aproveitar os filmes no conforto de casa pode acessar a plataforma de filmes em cineema.com.br. São 12 obras brasileiras de diferentes gêneros e estados brasileiros, que abordam questões socioambientais, gerando reflexão sobre a preservação ambiental e o consumo desenfreado. Os filmes representam ainda uma forma de conhecer diferentes visões do cenário alternativo audiovisual brasileiro.
O Cine.Ema, conhecido por suas ações de educação ambiental voltadas às comunidades que margeiam patrimônios naturais, promove ainda mostras de cinema com exibição de curtas ambientais. Por meio da cultura, o festival sensibiliza crianças, jovens e adultos para a questão ambiental, além de despertar o interesse pelo cinema em regiões que muitas vezes carecem desse acesso.
O 9º Festival Cine.Ema é uma oportunidade única de vivenciar a cultura cinematográfica e a conscientização ambiental, além de participar de atividades educativas e inspiradoras, em especial em localidades que carecem de acesso à essa arte. O festival surgiu no distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, em 2015, aos pés da Pedra da Ema, patrimônio natural da região que dá nome ao Festival. Nesta edição, é a segunda vez que o festival ocorre em Rive, no distrito de Alegre.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta