Administrador / [email protected]
Publicado em 26 de julho de 2023 às 17:55
A partir desta quinta-feira (27), a 6ª edição do Festival de Cinema de Santa Teresa (FECSTA) promete agitar a famosa cidade dos colibris, na Região Serrana do Estado. Até sábado (29), a programação inclui palestras, cinco mostras competitivas de filmes, lançamentos de livros e oficinas, tudo com entrada gratuita.
Com o tema "Água", o festival tem como destaques a inauguração de uma galeria ao ar livre, a palestra "Água é para dar vida ou dar lucro?", com o teólogo e escritor Leonardo Boff, e o show de Angela Ro Ro em seu encerramento. A agenda também inclui uma homenagem à escritora capixaba Bernadette Lyra.
Toda programação será realizada em quatro pontos da cidade: no Auditório do Senac, na escadaria da Igreja Matriz; na Rua do Lazer e na quadra ao lado da sede da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. Quem não for subir a serra, também poderá acompanhar a mostra pela transmissão ao vivo pelo canal do festival no YouTube.
Durante os três dias, 31 filmes produzidos por cineastas de dentro e fora do Estado serão exibidos em cinco mostras, com sessões no Auditório Senac. Destes, 12 projetos foram selecionados para as mostras "A Escola Vai ao Cinema", pensada para o público infantojuvenil, e "Augusto Ruschi", que aborda temáticas indigenistas, ambientalistas, ecológicas e realizações de cineastas indígenas.
Os outros 19 títulos serão projetados em três mostras competitivas: "Beija Flor", que debate temáticas sociais, "Frenética", em que são abordados temas como feminicídio, homofobia e injustiças sociais, e "Virgínia Tamanini", que abrange filmes produzidos no Espírito Santo por diretores capixabas.
No sábado (29), sete destas produções serão premiados nas categorias Melhor Filme de Ficção, Melhor Documentário, Melhor Animação, Melhor Filme Capixaba (que além do troféu leva um prêmio em dinheiro), Melhor Filme Eleito pelo Júri Popular e duas Menções Honrosas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta