Administrador / [email protected]
Publicado em 11 de julho de 2023 às 11:54
Já pode se preparar para dançar "um pra lá, dois pra cá"! O Festival Nacional Forró de Itaúnas (Fenfit) está chegando para agitar a vila bucólica do Norte do Espírito Santo. De sábado (15) até o próximo domingo (23), o Bar do Forró e o Café Brasil serão palco para 80 apresentações, entre shows e competições, da 21ª edição do Fenfit, que acontece na vila de Conceição da Barra. Os destaques nacionais incluem as presenças de Falamansa, Assisão e Lucy Alves.
O trio Dona Zefa, Mestre Gennaro, Aluízio Cruz e as forrozeiras Thais Nogueira & Deusa do Forró também comandam algumas noites do festival. Os ingressos para curtir os oito dias de forró raiz estão sendo vendidos no site da Sympla e os valores variam de R$ 70 (individual por dia) a R$ 660 (passaporte).
O lineup ainda conta com Trio Potiguá, Xaxado Novo, Forrófiá, Trio Sabiá, Ítallo Costa, Diana do Sertão, Fabiano Santana, Trio Macaíba, Fogumano, Amanda Requião, Trio Maracá, Luiz Marreta e Benício Guimarães. Confira a programação completa abaixo.
Fora os shows musicais, 24 artistas, entre solos, duos e trios de forrozeiros, participam da tradicional competição de forró. Na ocasião, cada um performa uma composição musical inédita de forró raiz.
Divididos em grupos de seis, forrozeiros do Espírito Santo e de outros sete Estados se apresentam nos dias 16, 17, 18 e 19, para a fase de classificatórias. Nos dias 20 e 21, os doze artistas que se classificarem se apresentam na fase final e, no último dia (22), o grande vencedor é anunciado.
Uma das 7 forrozeiras a competir, a capixaba Sheila Santos se apresentará pela primeira vez durante o Fenfit, na segunda (17). Sua história com o forró começou há pouco tempo, em 2019. Foi em um momento difícil da vida de Sheila, que estava saindo de um relacionamento abusivo, que uma amiga a apresentou ao ritmo musical. Desde então, a jovem se dedicou a aprender a tocar triângulo sozinha e a compor suas músicas.
Em conversa com HZ, Sheila adiantou que levará para sua estreia ao Fenfit a música inédita "Aprendi A Dizer Não". Sem muito spoiler, a capixaba promete apresentar elementos típicos do congo e do xaxado, com uma canção que trata da sua missão como cantora: o poder de escolha das mulheres.
"A minha expectativa, não só na competição mas como cantora, é representar as mulheres. Ainda temos poucas mulheres no forró de serra. Eu quero que as mulheres sintam o poder que elas têm. A minha apresentação é para mostrar para as mulheres que, independentemente do que digam ou pensem, a gente tem poder dentro da gente, que a gente pode fazer o que a gente quiser", destacou.
Neste ano, o Fenfit também contará com uma competição de dança, em que apresentará professores de dança do Brasil e do exterior, como Uruguai e Argentina. A fim de atrair novos talentos, o evento também realizará um grande encontro de DJs para troca de experiências.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta