Administrador / [email protected]
Publicado em 29 de julho de 2024 às 16:03
Conceição da Barra será palco da 10ª edição do Pocar Festival de Cultura, que acontecerá de 1º a 4 de agosto de 2024. Consolidado como uma referência na cena cultural capixaba, o evento é gratuito e promete movimentar a cidade com mais de 40 atrações, contemplando diversas linguagens artísticas.
Este ano, o festival contará com apresentações de música, teatro, dança, cultura popular tradicional, circo, cinema, literatura e artes plásticas. Além disso, serão oferecidas oficinas, rodas de conversa e atividades de formação, proporcionando uma rica experiência cultural para os participantes.
Entre as principais atrações, destacam-se a cantora e compositora pernambucana Lia de Itamaracá e a poeta e atriz Elisa Lucinda. Conhecida como a mais famosa cirandeira do Brasil, Lia de Itamaracá se apresentará no sábado (3), às 20h30, no Palco Maria Fumaça, junto com a Orquestra Jovem Capixaba – Edição Orquestra da Quebrada, sob a regência do maestro Eduardo Lucas.
Na área das artes cênicas, destacam-se o espetáculo teatral “Trupe Sons do Brasil”, Rosana Mont’Alverne, Grupo Z de Teatro, Coletivo Ato Falho, Cia Nós de Teatro e Cia Circunstância.
Entre as atrações circenses, estão Lacarta Circo Teatro, com o espetáculo “Os Ciclistas Excêntricos”, e Rodrigo Robleño, com “Viralata: O Palhaço tá solto”.
O Grupo Andora, com 16 anos de atuação nas danças afro-brasileiras, apresentará “Reisado de Maracatu”. A Mostra Pocar de Cinema e o projeto Literatura a Quilo, da Editora Cousa, também integram a programação.
“O Pocar é um ajuntamento de forças, de linguagens, de cultura, uma mostra da diversidade cultural capixaba e brasileira”, afirma Didito Camillo, coordenador do festival.
Organizado pelo Instituto Cultural Tambor de Raiz, o Pocar promove o encontro entre a cultura popular local e grupos de teatro, música e dança do Brasil e do exterior, oferecendo uma programação cultural e artística gratuita ao público.
Além de trazer alegria e diversão aos moradores de Conceição da Barra, o evento fomenta a arte e o turismo na cidade, gerando empregos e movimentando a economia local. “O Pocar é importante para Conceição da Barra e para o Espírito Santo por permitir à cultura capixaba se mostrar para o público e para artistas de outros lugares, que vêm conhecer e reconhecer a identidade capixaba e dialogar com ela”, conclui Camillo.
QUINTA-FEIRA (1/08)
SEXTA-FEIRA (2/08)
SÁBADO (3/08)
DOMINGO (4/08)
O Pocar Festival de Cultura tem histórico de luta e celebração em Conceição da Barra. Sua primeira edição ocorreu há 11 anos, entre 24 e 30 de janeiro de 2013, em comemoração ao reconhecimento como Patrimônio Histórico e Artístico do Espírito Santo do conjunto arquitetônico que abrange a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a praça e as casas do entorno e o Cais do Porto, à beira do Rio Cricaré.
O tombamento definitivo, que garante a proteção ao patrimônio, havia sido garantido pelo Conselho Estadual de Cultura no dia 7 de janeiro, após pressão e mobilização de moradores em protesto ao projeto iniciado pela prefeitura, que visava à transformação da praça em um estacionamento.
A obra foi embargada, o patrimônio protegido e hoje muitas das edificações históricas vêm sendo cuidadas e revalorizadas por moradores e comerciantes.
De lá pra cá, o festival, que surgiu sem recursos, a partir da organização da comunidade com artistas solidários à causa, cresceu e consolidou-se em termos de estrutura, público e visibilidade, tornando-se uma referência no calendário de festivais culturais do Espírito Santo.
POCAR FESTIVAL DE CULTURA
Quando: de 1º a 4 de agosto de 2024
Onde: nas ruas e praças da cidade de Conceição da Barra
Entrada gratuita.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta