Administrador / [email protected]
Publicado em 16 de setembro de 2022 às 13:43
E os amantes da boa música já estão contando as horas para a terceira edição do Marien Calixte Jazz Music Festival. Após duas versões em Vitória, o maior evento de música instrumental do Estado vai acontecer em Vila Velha, no Parque Cultural Casa do Governador, entre os dias 19 e 20 de novembro.
Com exclusividade a "HZ", Simone Marçal, uma das organizadoras do encontro, adiantou parte das atrações confirmadas: Hamilton de Holanda, Quarteto Zuri e o capixaba Joabe Reis, no formato sexteto. Os demais convidados serão divulgados em breve.
Com mais de 30 anos de carreira, Hamilton de Holanda possui um trabalho versátil, que tem como influência o choro, bossa, jazz e rock. O músico, que chegou a receber da imprensa francesa o título de "Príncipe do Bandolim", venceu o Grammy Latino em 2016, na categoria Melhor Álbum Instrumental, por "Samba de Chico".
No evento, Hamilton se apresentará com os artistas Daniel Santiago, na guitarra, Edu Ribeiro, na bateria, e Thiago Espírito Santo, no baixo. Talentos para dar e vender.
Quarteto Zuri, por sua vez, é formado por quatro mulheres pretas: Jacqueline Lima, no violino 1; Emily Cristina, no violino 2; Dayse Sales, na viola; e Jéssica Vianna, no violoncello.
Com forte pegada social, elas passeiam por várias vertentes da música, do erudito ao popular. "Nosso objetivo é elevar a potência das mulheres e resgatar o orgulho das pretas através da música", enfatizou Jacqueline, em matéria recente publicada por HZ, quando o grupo se apresentou em Vitória, no Teatro do Sesi, em julho.
Revelação da música instrumental brasileira, o capixaba Joabe Reis, em formato de sexteto, é outra atração confirmada do Marien Calixte Jazz Music Festival. O trombonista, recentemente, foi convidado por Macy Gray para suas performances no Brasil.
Para Simone Marçal e Daniel Morelo - também organizador do evento -, levar o festival para Vila Velha é a melhor forma de democratizar o encontro, levando a possibilidade de alcançar outros públicos.
"Como moradora de Vila Velha, me sinto feliz em poder trazer para a minha cidade essa edição do festival, que a gente realiza com tanto carinho. E ainda mais por ser nesse espaço incrível que é o Parque Cultural Casa do Governador. O município merece estar nesse circuito de festivais", comenta Simone.
Daniel Morelo complementa. "O Marien Calixte Jazz Music Festival é o único festival exclusivamente instrumental do Espírito Santo. A música instrumental brasileira tem circulado pelo mundo inteiro e o público capixaba merece receber esses grandes artistas. Vai ser fantástico".
Os ingressos para o encontro - em número ainda a serem definidos - serão distribuídos gratuitamente, de forma on-line, e haverá transmissão ao vivo pela TV Educativa.
E, para comemorar a chegada do evento à cidade canela-verde, o Marien Calixte Jazz Music Festival, em parceria com a Secult/ES e a Prefeitura de Vila Velha, vai promover o plantio de mudas de árvores nativas da mata atlântica no Parque Cultural Casa do Governador, em comemoração ao Dia da Árvore.
A ação vai acontecer no domingo (18), dentro da programação "Parque Aberto", que contará com a participação da banda Suindara, literatura com a caravana Combiousa e oficina de artes com Cristhina Bastos. Os ingressos já estão esgotados.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta