Administrador / [email protected]
Publicado em 28 de fevereiro de 2024 às 11:01
Em comemoração ao Dia Internacional Mulher, celebrado oficialmente no dia 8 de março, a programação cultural em Vitória já começou. O projeto Março Delas traz o concerto especial 'Filarmônica de Mulheres do Espírito Santo convida Vanessa Moreno', neste sábado (2), no Centro Cultural Sesc Glória.
Os ingressos custam entre R$ 15 (balcão) e R$ 30 (plateia). No repertório, a obra de Chiquinha Gonzaga, uma das mais importantes compositoras brasileiras, e pérolas da MPB imortalizadas na voz de cantoras como Elis Regina. Tudo isso interpretado pela orquestra capixaba composta integralmente por musicistas mulheres sob a batuta da maestra Alice Nascimento.
O destaque da noite vai para a participação especial da cantora paulistana Vanessa Moreno - uma das maiores revelações musicais no Brasil. A artista foi vencedora do Prêmio Profissionais da Música Brasileira em 2017 e 2018 na categoria 'Cantora', e em 2021 como 'Cantora' e também 'Autora'. Além disso, participou de diversas gravações com artistas renomados, como Gilberto Gil e Edu Lobo.
Composta por 30 mulheres, com regência de Alice Nascimento e organização de um comitê de gestão, a Filarmônica de Mulheres do Espírito Santo (FEMES) começou em 2019 com o nome de Orquestra de Mulheres do Espírito Santo. Surgiu a partir de encontros entre as musicistas capixabas e o desejo de marcar presença e independência na música sinfônica, território tradicionalmente liderado por homens.
Um dos objetivos da FEMES é a valorização e inclusão das mulheres como atores e agentes fundamentais para a organização social, por isso buscam levar aos palcos o trabalho de compositoras, muitas das quais nunca alcançaram o grande público. A orquestra é composta por profissionais dos principais grupamentos da música sinfônica capixaba, além de musicistas independentes e estudantes de música.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta