Administrador / [email protected]
Publicado em 8 de novembro de 2021 às 17:12
Conhecido, e respeitado, por ser o maior evento do Espírito Santo quando o assunto é debater novos rumos da indústria musical, o Formemus teve sua importância reconhecida nacionalmente, ao vencer a 6ª edição do tradicional Prêmio Profissionais da Música, que acontece anualmente, em Brasília (DF).
Os escolhidos foram divulgados pela organização da PPM no sábado (6) e domingo (7), pelo site do encontro, que, em 2021, aconteceu em formato virtual, por conta da pandemia da Covid-19.
Com três edições no currículo, a última realizada em 2020, o Formemus venceu a categoria Feiras e Congressos de Música, tendo como concorrentes encontros com mais anos de estrada, como a Fims - Feira Internacional da Música do Sul, que acontece em Curitiba; Exponeja, maior feira de mercado do Brasil voltada para o setor sertanejo; e a Tum Sound Festival, de Santa Catarina.
O Prêmio Profissionais da Música é uma espécie de Oscar do mercado musical brasileiro, reconhecendo também instrumentistas, cantores, arranjadores, intérpretes de vários ritmos, projetos - que vão de trilha para cinema a blocos de carnaval -; e produtores culturais.
Para vencer, o Formemus passou por um processo de indicação e pelo período de votação, feito por um júri técnico. A lista com os todos os ganhadores por ser conferida na Internet.
"O Formemus ainda é um evento jovem, que está partindo para sua quarta edição. Vencer a premiação em meio a eventos com mais tempo de estrada, como o Exponeja e a Feira Internacional de Música do Sul, só engrandece mais essa conquista", comemora Daniel Morelo, que produz o evento em parceria com Simone Marçal.
"Em nossa última edição - realizada virtualmente, em 2020 - tivemos participantes de 25 estados, além do Distrito Federal. Isso nos permitiu acessarmos mercados distantes do nosso e ajudou também a percebermos os diferentes desafios da organização do mercado da música por todo o Brasil. Com a conquista do prêmio, acreditamos que nossa próxima edição possa desempenhar seu papel de catalisador criativo e incentivador da formalização e organização do mercado musical em todos os estados", pontuou o produtor cultural.
Simone Marçal adianta que o planejamento para a versão 2021 está a todo vapor. "Estamos indo pra quarta edição do Formemus, previsto para março de 2022. As perspectivas são de esperança, de podermos debater essa retomada da cultura pós-pandemia, além de continuarmos as conexões que o encontro traz para a cena local e nacional. Vamos ter painéis de debates, oficinas e palestras, além da Rodada de Negócios, que é tão esperada pelos artistas, 'pitching shows', showcases, mostra fotográfica e mostra de videoclipes. No próximo mês, vamos iniciar as inscrições dos chamamentos que vão compor essa programação", enumera, afirmando que a edição deve ser híbrida, com eventos presenciais e virtuais.
"Estamos trabalhando para que o encontro tenha cada vez mais inserção nacional, justamente através desses reconhecimentos. Queremos ver nossa cena musical cada vez mais potente, reconhecida e trazer para o Estado os nomes mais relevantes do mercado, para que essa conexão seja real e produtiva", complementa Marçal.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta