Galeria capixaba Matias Brotas marca presença na ArtRio 2023. Crédito: Danielle Ewald
E tem capixaba participando da 13ª edição da ArtRio 2023, que acontece até domingo (17) na (chique) Marina da Glória, Zona Sul da capital do Rio de Janeiro.
A Matias Brotas Arte Contemporânea levou para o evento uma curadoria de obras de artistas em destaque na cena contemporânea nacional e internacional em dois projetos: o de obras inéditas produzidas para a galeria por nomes como Rubiane Maia, José Bechara, Arthur Arnold, Mai-Britt Wolthers, Cabelo, Thainan Castro, Adrianna EU; e o projeto Séries MBac/Clube do Colecionador, criado há cerca de 10 anos e que cumpre um importante papel na formação e estímulo do colecionismo de arte contemporânea.
E não para por aí. Buscando conectar colecionadores com a arte e os artistas, a galeria realiza uma programação paralela especial ao evento promovendo em seu stand de lançamentos visitas guiadas com artistas e curadores, além de visitas a ateliês de artistas representados por ela e visitas a exposições.
Lara Brotas, diretora-executiva da Matias Brotas, conversou com HZ e falou sobre a expectativa de participar da ArtRio 2023. "Estamos chegando a maioridade (risos). A cada ano percebemos a solidez e o reconhecimento da galeria na cena contemporânea. Isso confirma a trajetória da Matias Brotas e a consolidação do trabalho desenvolvido ao longo dos anos com nosso corpo de artistas e parceiros. É o resultado de muito trabalho e comprometimento na formação através da arte", afirmou.
A gestora do espaço capixaba também apontou os destaques da galeria que estão sendo apresentados na feira carioca. "Um dos destaques do stand é a artista Rubiane Maia, que vive em Folkestone, no Reino Unido. Ela, além de apresentar a obra 'Speirein' no stand da galeria, foi convidada para a 35ª Bienal de São Paulo, com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, inaugurada recentemente no Parque Ibirapuera".
INTERATIVIDADE
Nesta sexta (15), às 10h30, a Matias Brotas levará um grupo de colecionadores para visitar o ateliê Rato Branko, dos artistas Cabelo e Raul Mourão. Com mais de 30 anos de trajetória, Cabelo soma em seu portfólio diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior. Ele considera seus desenhos, pinturas, esculturas, canções, performances, vídeos e instalações, como manifestações da poesia. Seus trabalhos compõem importantes coleções como Gilberto Chateaubriand e Joaquim Paiva Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM RJ, Instituto Pipa, Acervo Banco Itaú S.A, e João Sattamini - Museu de Arte Contemporânea de Niterói.
E no sábado (16), às 10h30, Rubiane Maia apresenta uma live no Instagram da galeria, no qual mostra sua nova versão de "Speirein", bem como outros trabalhos, processos criativos, exposições nacionais e internacionais. No stand da feira, ela apresenta uma imagem fotográfica inédita de "Speirein" realizada em Londres, em 2021.
Este vídeo pode te interessar
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível