Administrador / [email protected]
Publicado em 1 de novembro de 2021 às 10:56
A IV Mostra Sesc de Cinema está entre nós. Até o dia 30 de novembro, o evento exibe 31 filmes pelo Canal Sesc Brasil no Youtube (sendo 8 longas e 23 curtas). Pela primeira vez em formato totalmente digital, o evento conta com duas produções capixabas.
Uma das obras que representam o Espírito Santo é o premiado curta “Inabitáveis”, de Anderson Bardot. O curta, já foi selecionado em vários outros eventos, como o CineFantasy, é uma expressão contra o racismo e a transfobia. "Tentamos mesclar à história de Vitória desde a questão do racismo estrutural. (...) Vemos o patrimônio físico, político, econômico e até espiritual se contrapondo aos corpos negros”, conta Anderson ao "HZ".
O outro curta-metragem que representa os capixabas no evento é a animação “Vento Viajante”, de Beatriz Lindenberg. A obra é fruto Projeto Animação, realizado pelo Instituto Marlin Azul, e desenvolvida por alunos do ensino médio da cidade cearense de Icapuí. A produção conta a história de um vento matreiro que viaja por vários lugares do litoral fazendo amigos por onde passa.
A animação é toda feita com técnicas de 2D, stop-motion com massinha e areia, pixilation e elementos da natureza. Segundo Beatriz Lindenberg, a produção do curta foi uma ótima troca de experiências: “Foi um intercâmbio muito enriquecedor, pois educadores formados nas oficinas culturais desenvolvidas em Vitória, em 2003, atuaram como professores para os alunos que conceberam o “Vento Viajante".
A IV Mostra Sesc de Cinema está em sua quarta edição e reúne diversas produções sobre temas diversos. O intuito do evento é dar visibilidade para as obras que não conseguem encontrar espaço nos circuitos comerciais de cinema no Brasil. Em 2021, o concurso vai distribuir mais de R$100 mil em licenciamento de novas produções.
Durante o mês de novembro, serão exibidas obras de todos os 23 estados participantes e do Distrito Federal no Panorama Brasil. Além disso, sete produções para o público infanto-juvenil serão disponibilizadas com realizadores de Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Amapá, Santa Catarina e Espírito Santo. Confira abaixo a programação.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta