MAES comemora 24 anos com um projeto que mistura arte e música

Projeto +TONS  acontece a partir das 16h,  na biblioteca do museu, no Centro de Vitória, e terá participações dos artistas Eloá Puri e duo Ogó

Publicado em 16/12/2022 às 07h00
Atualizado em 16/12/2022 às 11h37
Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), no Centro de Vitória

Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), no Centro de Vitória. Crédito: Divulgação/Secult

Atualização

16 de dezembro de 2022 às 11:33

A assessoria da Secult-ES informou que a cantora Eloá Puri teve que cancelar sua participação no evento. O texto foi atualizado.

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) está em festa. Celebrando seus 24 anos de existência, o espaço apresenta o projeto musical +TONS, marcado para este sábado (17), às 16h, com entrada gratuita. Com uma apresentação intimista, os primeiros artistas convidados seriam a cantora Eloá Puri e o duo Ogó. Porém, a cantora precisou cancelar sua participação, segundo a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), e o duo segue como atração principal.

O evento é aberto ao público e acontecerá na biblioteca do MAES, no Centro de Vitória, com transmissão ao vivo pela TV Educativa (TVE) e pelo canal da Secretaria da Cultura (Secult) no YouTube. A ideia do projeto é possibilitar uma leitura associada entre as artes visuais em interlocução com outras manifestações artísticas, como a cena musical produzida no Estado.

De acordo com a Secult-ES, a ideia é que o evento se repita outras vezes no museu com novos convidados. As novas datas ainda não foram definidas pela pasta.

Nesta primeira edição, o MAES apresenta duas exposições, que poderão ser visitadas durante o evento, do acervo “Imagem e Palavra” e “Sete Caminhos”, de Rafael Segatto, Renan Bono e Welington Santos, contemplados pelo Edital 020/2020, do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secult.

Vitor Martins, Gessé Paixão e Douglas Bonella do projeto

Vitor Martins, Gessé Paixão e Douglas Bonella do projeto "OGÓ". Crédito: Douglas Bonella

As exposições reorganizam narrativas em tons de manifestação e que, por vezes, não estavam no centro da visibilidade do campo da arte. As mostras ainda reforçam outras posturas e visualidades que permitem expandir os entendimentos sobre a cultura e como nos relacionamos com as diversidades.

Os convidados do +TONS oferecem, em consonância com as exibições do MAES, experiências musicais caracterizadas por sonoridades que trazem referências dos elementos da natureza, da poesia, da cultura e dos saberes indígenas e afro-diaspóricas.

24 ANOS DE MAES

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) foi fundado em 18 de dezembro de 1998. O espaço museológico é voltado para a produção de artes visuais, estreitando a relação com artistas e agentes culturais do país. Como museu, está alicerçado nos pilares de pesquisa, documentação e preservação, além de se projetar no campo da arte contemporânea, de experimentações das artes visuais em diversas linguagens e discursividades.

Nesse sentido, o Museu de Arte do Espírito Santo reforça o compromisso com as demandas recentes da arte contemporânea, propondo atividades, programas educativos e curadorias que sinalizem esse trabalho rumo à concretização do projeto de atualização do posicionamento do museu sobre as narrativas contra-hegemônicas.

Para alcançar esse objetivo, a instituição tem se empenhado na promoção de artistas e nas propostas culturais que também coloquem no centro do diálogo questões relacionadas a essas narrativas.

  • SERVIÇO
  • Projeto +TONS e 24 anos do Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES)
  • Data: 17/12 (sábado)
  • Hora: 16 horas
  • Local: Biblioteca do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) | Avenida Jerônimo Monteiro, 631 - Centro, Vitória
  • Entrada livre

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Cultura
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível