Repórter / [email protected]
Publicado em 26 de novembro de 2024 às 09:37
Prepare o pandeiro, a cuíca e o cavaquinho porque o samba vai tomar conta do Centro de Vitória na semana do Dia Nacional do Samba! A terceira edição da Mostra Cultural “Samba Que Eu Quero Ver” chega à Casa da Música Sônia Cabral e à Tenda Samba, que fica na área externa da casa de música, entre os dias 3 e 7 de dezembro. Com uma programação gratuita e repleta de atividades para todas as idades, o evento é uma verdadeira celebração do samba, que é patrimônio imaterial brasileiro pela Unesco desde 2005.
Sob o lema "Samba é Patrimônio Capixaba", a programação musical promete momentos inesquecíveis, com destaque para os shows do lendário Sombrinha, ícone do samba carioca, e do jovem talento Vinny Santa Fé. Mas as atrações não param por aí. Os capixabas também poderão curtir a energia contagiante do grupo Resenha do Romão e o samba de raiz do Samba de Quintal, liderado por Vinícius Moraes, um dos grandes nomes do carnaval capixaba.
Além dos shows, a mostra cultural traz uma série de workshops e atividades interativas. Jovens e adultos poderão aprender o samba no pé com Vini Sayos, enquanto a criançada se diverte na oficina da Bateria Mirim, onde poderão soltar a criatividade ao som dos instrumentos das escolas de samba. E para aqueles que desejam mergulhar na história e na cultura negra de Vitória, a Negra Memória Afrotur oferece uma caminhada cultural guiada pelo historiador Marcus Vinícius Sant'ana.
A arte visual também tem seu espaço garantido com a exposição "corpo>>< <carto> ><<grafia" de Gabriela Guerra, que será aberta ao público a partir do dia 4 de dezembro. A exposição explora as vivências da artista como portadora de vitiligo e suas conexões com as superfícies urbanas, proporcionando uma reflexão profunda sobre identidade e resistência afrodiaspórica.
A mostra também terá cinema. Uma seleção especial de filmes que exploram a cultura popular brasileira e o cinema negro será exibida, incluindo a estreia do documentário "Entre Cores e Alegorias, o Carnaval de Avenida", produzido no laboratório audiovisual do projeto com a participação de aulas de comunidades de samba.
E não podemos esquecer da Feira Griô, que envolve artistas locais e gastronomia, criando um ambiente vibrante da união da cultura negra capixaba. A feira acontece nos dias 6 e 7 de dezembro, na Praça João Clímaco, em frente à Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória.
Durante a abertura oficial no dia 4 de dezembro, haverá uma homenagem especial aos bambas Tereza Cristina e Kleber Simpatia, celebrando suas contribuições para o samba e a cultura local.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta