"Flores da Macambira", "Tardes no Escarafuncha" e "Contos Mirabolantes" são alguns dos contos que estão sendo exibidas na Mostra Infantil de Animação. Crédito: Divulgação
Os apaixonados por animação já podem marcar um super evento na agenda! Com uma coletânea de curtas produzidos em diversas partes do país, a Mostra Infantil de Animação chega às telonas do Sesc Glória, no Centro de Vitória. Até o dia 22 de dezembro, serão exibidas sessões gratuitas de oito curtas-metragens, sempre às quartas, quintas e sextas, às 10h20, e aos sábados, às 14h20.
O evento foi pensado para celebrar os 20 anos da criação do Dia Internacional da Animação (DIA). A data é oficialmente comemorada no dia 28 de outubro mas, neste ano, teve a festa estendida para o mês de dezembro. Realizada pela equipe do DIA e pelo Instituto Marlin Azul, em parceria com o Sesc Glória, a mostra busca ser uma janela para a exibição de obras que tenham o público infanto-juvenil como alvo.
São curtas que possuem entre 2 e 30 minutos, produzidos em São Paulo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Espírito Santo. Um dos destaques é o filme “Flores da Macambira”. Feito por crianças da Comunidade Quilombola da Macambira, no município de Lagoa Nova, no Rio Grande do Norte, o curta retrata como é a vida na comunidade, inspirada na força, a beleza e a resistência de Macambira, uma planta espinhosa do sertão.
Confira a programação da Mostra Infantil de Animação:
OBRAS QUE SERÃO EXIBIDAS
- Tardes no Escarafuncha (11’59’’ – 2022 – Franca/SP)
- Direção: Fernando Ferreira Garróz
- Sinopse: Como de costume, o curioso Dico vai passar mais uma tarde no Escarafuncha, a loja do Tio Tantarruga, um lugar onde de tudo se encontra! Dico encontra os amigos que habitam o local e juntos vão ajudar a escritora Dolores Capota que, em meio a uma crise de criatividade, busca o Escarafuncha para encontrar ideias e inspirações para o seu próximo livro.
- Flores da Macambira (9’03’’ – 2023 – Lagoa Nova/RN e Vitória/ES )
- Direção: Crianças e Adolescentes da Comunidade Quilombola de Macambira
- Sinopse: A vida na comunidade é bonita e resistente assim como a flor da macambira.
- Contos Mirabolantes (9’18’’ – 2023 – Ananindeua/PA)
- Direção: Andrei Miralha e Petronio Medeiros
- Sinopse: Maria Estrela é uma menina que adora ouvir histórias antes de dormir, mas cansada de ouvir sempre as mesmas histórias, resolve ela mesma inventar um “conto mirabolante” onde narra a história de como o Terrível Mapinguari da Amazônia, um enorme monstro de um olho só e uma enorme boca em sua barriga, perdeu seu único olho na floresta e como a destemida Maria Estrela montada em Esperança, seu fabuloso Boi-Bumbá Alado, parte numa busca para encontrar o olho do Mapinguari.
- Palavras Mágicas (2’51’’ – 2023 – Curitiba/PR)
- Direção: Carlon Hardt
- Sinopse: “Palavras Mágicas” explora o poder das palavras e como elas podem evocar diferentes emoções, incentivando os espectadores a ouvirem seus corações quando ficarem sem palavras. A música também aborda como uma pequena mudança em uma palavra pode ter um grande impacto em seu significado. No geral, “Palavras Mágicas” celebra a complexidade e a beleza da linguagem.
- Lucinéia (30’’ – 2022 – Teresópolis/RJ)
- Direção: Luah Garcia
- Sinopse: Lucinéia é uma menina que perdeu seu dente de leite.
- Os Macurus (7’19’’ – 2022 – São Paulo/SP)
- Direção: Julia Vellutini e Mateus de Jesus
- Sinopse: Ao tentar revitalizar uma praça, os Macurus terão de enfrentar um Monstro sem forma
- Memórias da Infância (3’57’’ – 2023 – Ribeirão Vermelho/MG e Vitória/ES)
- Direção: Alunas e alunos da EMEF Manuel Pereira Ramalho de Ribeirão Vermelho
- Sinopse: Inspiradas pelo poema “Infância”, de Carlos Drummond de Andrade, crianças entrelaçam suas memórias mais delicadas como brincar na várzea com irmãos, cuidar de pintinhos, buscar a vaca no pasto ou tomar banho de rio de água limpa e cheia de peixes.
- Anacleto, o Balão (12’ – 2023 – Curitiba/PR)
- Direção: Carol Sakura e Walkir Fernandes
- Sinopse: Alguns balões são bem coloridos. Alguns participam de festa e cantam parabéns. Alguns balões trabalham com palhaços. Outros esvaziam e encolhem. O balão Anacleto gosta de dar sustos.
SERVIÇO
- MOSTRA INFANTIL DE ANIMAÇÃO - 20 ANOS DO DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO
- QUANDO: Entre os dias 6 a 22 de dezembro
- SESSÕES: Todas as quartas, quintas e sextas, às 10h20. Aos sábados, às 14h20
- ONDE: Sesc Glória, na Av. Jerônimo Monteiro, Centro - Vitória - ES
- ENTRADA: Gratuita
- CLASSIFICAÇÃO: Livre
Este vídeo pode te interessar
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível