Mostra "Luz del Fuego de Mulheres Brasileiras na Fotografia" está com inscrições abertas até 31 de janeiro. Crédito: Mostra "Luz del Fuego de Mulheres Brasileiras na Fotografia"
Dançarina, naturista, atriz, escritora, feminista e visionária... São infindáveis os adjetivos, e atribuições, com os quais podemos definir a cachoeirense Dora Vivacqua (1917-1967), mas conhecida por Luz Del Fuego, uma das mulheres mais emblemáticas do século XX quando o assunto é liberdade e conquistas femininas em meio à sociedade conservadora e machista de sua época.
A artista multifacetada dá nome à exposição "Mostra Luz del Fuego de Mulheres Brasileiras na Fotografia", cujas inscrições foram prorrogadas até 31 de janeiro devido às fortes chuvas no Espírito Santo.
Podem se inscrever para a exposição fotógrafas de todo o país com idade acima de 15 anos, que tenham em seu portfólio séries fotográficas ou ensaios que refletem o protagonismo feminino em movimentos culturais, artísticos, sociais e políticos.
Cada proponente pode enviar até 10 fotos, sendo elas parte de uma série ou não. Mais informações e formulário de inscrição estão disponíveis no site da exposição. As fotografias selecionadas serão divulgadas em abril de 2023.
O processo seletivo foi definido pela organização da mostra da seguinte maneira:
- Até 5 vagas para fotógrafas pertencentes à comunidade LGBTQIAP+, residentes no Espírito Santo
- Até 5 vagas para fotógrafas pertencentes à comunidade LGBTQIAP+, residentes em outros estados da União
- Até 5 vagas exclusivas para fotógrafas negras e/ou indígenas, residentes no Espírito Santo
- Até 5 vagas exclusivas para fotógrafas negras e/ou indígenas, residentes em outros estados da União.
- Até 5 vagas exclusivas para mulheres residentes nos bairros atendidos pelo Projeto Estado Presente, iniciativa do Governo do Espírito Santo que busca a redução de taxas de homicídios, principalmente em comunidades onde o índice de violência e mortalidade de jovens apresenta-se elevado.
- Até 5 vagas para mulheres que não se identificam com os grupos acima citados, ou seja, mulheres do público geral
A exposição está em sua terceira edição e deve acontecer em duas etapas: no Brasil (em Cachoeiro de Itapemirim) e na Cidade do México, ambas nos formatos de intervenção urbana (lambe-lambe) e em formato virtual, fazendo do projeto uma iniciativa que colabora para a descentralização da fotografia. Os dois últimos eventos aconteceram em Buenos Aires e Bogotá.
A mostra - que, com o tema "Mulher Brasileira Presente", busca promover o protagonismo feminino nas artes - ainda terá sua data definida pelos organizadores.
O projeto é uma realização de Jupter Produção Cultural Capixaba, por meio de recursos oriundos do Funcultura do Governo do Estado do Espírito Santo.
Este vídeo pode te interessar
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível