Publicado em 18 de abril de 2023 às 11:08
Para celebrar os 30 anos do Festival de Cinema de Vitória, uma mostra comemorativa será realizada entre os dias 14 e 18 de junho, no Sesc Glória, no Centro. No evento, será possível conferir 30 curtas e longas-metragens que já foram exibidos durante as últimas três décadas do festival e que apresentam um recorte simbólico da produção audiovisual brasileira.
Ao todo, serão exibidos 25 curtas-metragens e cinco longas-metragens, que estarão em cartaz da seguinte maneira: à tarde, 20 curtas-metragens serão exibidos com sessões sempre a partir das 15h. Nas exibições noturnas, que tem início às 19h, serão exibidos dois filmes: um longa-metragem e um curta-metragem capixaba.
Além da retrospectiva, a programação da mostra ainda contará com uma cerimônia especial: o ator Marcos Palmeira será homenageado e receberá o Troféu Vitória e o Caderno do Homenageado, uma publicação inédita e biográfica assinada por Paulo Gois e Leonardo Vais.
Para Lucia Caus, diretora do Festival de Cinema de Vitória, a Mostra Comemorativa reafirma o talento dos profissionais que produzem no Brasil.
"São três décadas de Festival de Cinema de Vitória. Foram 30 anos de inúmeros desafios, tanto para nós que realizamos o festival, quanto para quem produz cinema no Brasil. Mas, ao mesmo tempo, foram tempos de luta, realizações e alegrias. Esse recorte, que será apresentado na Mostra Comemorativa 30 Anos, é uma prova da força do audiovisual brasileiro. Da criatividade de seus realizadores e suas equipes, que com suas produções originais, emocionantes e divertidas, contam a história do nosso país", contou.
A 30ª edição do Festival de Cinema de Vitória será realizada entre os dias 19 e 24 de setembro deste ano. Na ocasião, serão apresentados filmes inéditos.
Durante os trinta anos de existência, o Festival de Cinema de Vitória tem sido uma importante janela de fomento para o cinema brasileiro. Neste período, o público pôde conferir gratuitamente aproximadamente dois mil curtas-metragens selecionados, além de mais de 180 longas-metragens, vindos de todas as regiões do Brasil.
Para a 30ª edição, os curadores Flavia Candida, Erly Vieira Jr e Waldir Segundo e Gilberto Alexandre Sobrinho selecionaram peças especiais. Confira a lista com as produções escolhidas:
Longas-metragens:
Curtas-metragens:
Curtas-metragens capixabas:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta