MUG vai homenagear São Jorge em enredo para o Carnaval de Vitória 2025

Atual campeã vai homenagear o santo, venerado por católicos e religiões, e também vai mostrar a fé do dia a dia do povo brasileiro

Publicado em 22/04/2024 às 11h04
Confira o desfile da Mocidade Unida da Glória no Carnaval de Vitória 2024

O desfile da Mocidade Unida da Glória no Carnaval de Vitória 2024 . Crédito: Rodrigo Gavini

Em busca da terceira vitória consecutiva no Carnaval de Vitória, a Mocidade Unida da Glória já está a todo vapor para  os desfiles das escolas de samba 2025. Para o próximo ano, a MUG trará para a avenida o enredo “O Guerreiro Da Capa Encarnada - Jorge Do Povo Brasileiro”, em homenagem a São Jorge. 

Com uma pegada totalmente brasileira, o enredo da escola mostrará a fé do dia a dia do povo brasileiro e a forma como o santo é cultuado e adorado. Isso tudo sob o comando do carnavalesco Petterson Alves e com o enredista, jornalista e pesquisador de carnaval Léo Soares. 

“A MUG levará Jorge para a avenida - ainda estamos estudando a forma mais popular para mostrar um Jorge do povo brasileiro. Aquele que para o povo, alimentado por uma fé, independente de religião, matando dragões do imaginário por dia”, conta Petterson.

A ideia do tema veio quando a escola ainda estava na preparação do desfile do carnaval 2024, que posteriormente a consagrou como bicampeã. O carnavalesco revela que a ideia surgiu de uma brincadeira com o vice-presidente Jurandy Machado enquanto eles preparavam a tradicional feijoada de São Jorge. “Estava à beira do fogão, junto com o Jurandir, que é devoto do Santo Guerreiro. Enquanto trabalhávamos, eu brinquei e falei: 'Já pensou, se ganharmos e nos tornarmos bicampeões? Disputaríamos o tricampeonato com São Jorge Guerreiro, pois São Jorge é o santo das lutas, das batalhas, das guerras'", relembra.

E assim surgiu a ideia de consagrar o santo como tema do enredo do próximo ano. São Jorge é uma figura religiosa popular, venerado por católicos e religiões afro-brasileiras. E, por isso, Petterson garante que no desfile terá representado o Jorge do cristianismo e o Jorge forjado em ferro, como nos cultos de matriz africana.

São Jorge é um santo festeiro, que não faz distinção entre seu povo; protege ricos e pobres, pretos e brancos, e os marginalizados. Ele protege a todos e ajuda, sendo uma força que habita a população, para lutar e vencer os dragões imaginários do dia a dia. Por isso, surgiu a ideia de homenageá-lo

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Carnaval Carnaval de Vitória Cultura Escolas de Samba Mocidade Unida da Glória Sambão do Povo
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível