Administrador / [email protected]
Publicado em 29 de junho de 2023 às 10:43
É (sem exageros) como se estivéssemos em uma viagem pelo túnel do tempo. Maior evento itinerante de jogos eletrônicos retrôs do país, de acordo com certificação do Ranking Brasil, o Guinness Brasileiro, o Museu do Videogame será instalado no Shopping Praia da Costa, em Vila Velha, a partir deste sábado (1). Entre as atrações, exposições de consoles antigos, palco de dança, concurso de cosplay e simuladores de corrida. O melhor é que a programação é totalmente gratuita.
Segundo a organização, serão mais de 350 consoles de todas as gerações em exposição, dezenas de consoles antigos e atuais para jogar, encontro K-Pop, torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes, realidade virtual e as áreas PlayStation 5, Xbox Series e Nintendo Switch.
A programação é totalmente interativa e resgata mais de quatro décadas de história da evolução dos games. Conforme o curador do museu, Cleidson Lima, entre as relíquias presentes no acervo estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); e o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil); entre muitos outros.
Em conversa com "HZ", Lima falou sobre a criação do projeto. "A exposição itinerante nasceu em 2011, em Campo Grande/MS, sendo fruto da minha coleção de mais de 25 anos. E o mais interessante é que o evento surgiu após uma 'DR de casal'! Os mais de 200 videogames na época ficavam pendurados na casa inteira como se fossem quadros. Só não tinha jogos no banheiro e na cozinha. Até que em um 'dia de fúria', minha esposa Janaína me deu um ultimato: 'ou você cria um museu para tirar esses videogames de casa ou você vai sair de casa com eles'. Mostrei que quem mandava em casa era ela", diverte-se, afirmando que uma coleção antes restrita a amigos e parentes passou a ser visitada e jogada por milhões de pessoas pelo Brasil.
Claro que perguntamos como ele conseguiu criar um acervo com tantas "relíquias sagradas". "Viajei o mundo inteiro em meu trabalho como jornalista especializado em tecnologia. Como sempre gostei de games, e tive uma infância que não tinha condições de comprá-los, pude matar a vontade de ter os clássicos que conseguia aquirir em países que visitava. Depois que amigos e conhecidos descobriram que estava colecionando, passaram a me doar videogames, jogos e acessórios que muitas vezes iriam para a lixeira. Quando me dei conta, já tinha mais de 200 jogos em casa".
O curador fala com entusiamo dos jogos interativos que marcam presença no evento. "O grande charme dos torneios do Museu do Videogame Itinerante é que eles contemplam não só os jogadores atuais no PlayStation 4, PlayStation 5 e Xbox, como também os mais antigos. Entre os torneios estão River Raid (jogo clássico do Atari), Street Fighter II Turbo e Mortal Kombat 3, no Super Nintendo, além dos torneios de futebol e o jogo de dança mais famoso do mundo: o Just Dance", aponta.
Uma super estrutura será montada na praça de eventos do estabelecimento comercial e funcionará todos os dias, sendo que as atrações com interações terão horários de funcionamento pré-definidos. Marcus Aguiar, o gerente de marketing do centro de compras, destaca que a expectativa é de receber um grande público, com visitantes de todo o Estado.
"Estamos muito animados em poder trazer para os capixabas uma atração tão interessante, que é um sucesso até internacional. Queremos movimentar as férias de julho com uma opção de entretenimento gratuita para todos os públicos, idades, e famílias se divertirem todos juntos e, o melhor, pela primeira vez no Estado", destaca.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta