Administrador / [email protected]
Publicado em 6 de junho de 2022 às 14:32
Anunciada pelo Governo do Estado em 2019, a reforma do antigo Arquivo Público Estadual - nova casa da Galeria Homero Massena, no Centro de Vitória -, pode começar até o final de 2022. Atualmente, segundo a Secretaria Estadual de Cultura, a obra está em processo de finalização do projeto arquitetônico.
As informações foram repassadas a "HZ" pelo secretário estadual de cultura, Fabricio Noronha. "Estamos finalizando o projeto arquitetônico para que o antigo Arquivo Público Estadual seja adequado para receber a Galeria Homero Massena. O projeto ficando pronto, conseguimos ter a dimensão do orçamento total da obra", informa o gestor.
"Tínhamos a expectativa de orçamento de R$ 3,5 milhões, mas precisamos do projeto (arquitetônico) atualizado para sabermos o valor total a ser investido. Isso fará com que a gente entre com o processo de licitação para contratar a empresa responsável por executar a obra", pontua o gestor.
"Estando tudo certo, esperamos que as obras comecem no final do ano, com previsão de conclusão em 12 meses após seu início", explica.
Noronha, durante o bate-papo, detalhou como será a futura Homero Massena. "O prédio é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura, no coração da cidade alta (Centro de Vitória). A reforma prepara o espaço para receber áreas expositivas, com cerca de 200 m², e também uma reserva técnica. A galeria tem um acervo incrível e parte dele está no Museu de Artes do Espírito Santo. A reforma traz uma condição de armazenamento e cuidado para esse acervo em um espaço específico", adianta.
"Haverá ainda um espaço de arte e educação para conseguirmos receber escolas e artistas. Um dos planos é a proposta de ocupação com residências artísticas, como já está sendo aplicado no MAES. A ideia é que a Homero Massena tenha o olhar para o jovem artista e o recorte de primeiras produções individuais. Além disso, teremos um café, na extensa área verde do prédio do Arquivo Público".
Conforme publicado por A Gazeta, a obra do Arquivo Público Estadual está incluída no pacote de medidas a serem adotadas com o recebimento dos R$ 106 milhões destinados ao setor cultural, provenientes do Plano de Investimento Público do Estado do Espírito Santo (PIP), anunciado por Renato Casagrande (PSB) em junho de 2021.
A nova Galeria Homero Massena faz parte do projeto do Governo do Estadual de reocupação do Centro Histórico, com a volta de algumas secretarias de Estado para a região central da capital capixaba.
As obras do prédio preveem reforma e restauro, ampliação da acessibilidade para portadores de necessidades especiais, estudos de estrutura e adaptação para comportar um café, a biblioteca e o local das exposições, além de reestruturar as partes hidráulicas, elétricas e de sonorização. Além disso, no novo local, a Homero Massena ganhará um espaço climatizado para o acervo, além de um quintal humanizado.
O terreno do antigo Arquivo Público (na Rua Pedro Palácios) abrigou o Fórum de Vitória até 1923. No ano seguinte, foi realizada a demolição do imóvel para a construção do prédio. A obra foi realizada em 1925 e o espaço inaugurado em 1926.
Vale relembrar que a construção, da segunda metade da década de 1920, foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual pelo Conselho Estadual de Cultura em 1983.
As atividades do Arquivo Público aconteceram no local até 2008, quando o órgão passou para o prédio Getúlio Rezende, na Rua Sete de Setembro, ao lado do Palácio da Fonte Grande.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta