Orquestra Sinfônica do ES abre temporada 2022 com ópera "O Caixeiro da Taverna"

Espetáculo será apresentado nesta quinta (17) e sexta (19), a partir das 20h, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória, com regência de Guilherme Bernstein

Ópera

Ópera "O Caixeiro da Taverna" terá duas apresentações no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória. Crédito: Divulgação

Está dada a largada para a temporada de apresentações da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) em 2022. Para o "debut", a escolhida foi a ópera "O Caixeiro da Taverna", do maestro e compositor Guilherme Bernstein. A obra tem como base a peça do dramaturgo Martins Pena, autor carioca considerado o responsável pela introdução da comédia de costumes no teatro brasileiro.

Ao todo, serão duas apresentações (em 17 e 19 de fevereiro), às 20 horas, no Teatro Sesc Glória (Centro de Vitória). Guilherme Bernstein será o responsável pela regência Oses. A montagem conta com direção cênica de Lício Bruno e produção de Adalgisa Rosa, do Coletivo das Artes. Lício Bruno também encabeça o elenco, formado ainda pelos cantores Adalgisa Rosa, Bruno dos Anjos, Sophia Dornellas, Alessandro Santana e pelo ator Tadeu Kunzendorff.

"O Caixeiro da Taverna" é uma divertida história que retrata personagens que transitavam pelo Rio de Janeiro em meados do século XIX. Como em toda boa comédia de costumes, a história é repleta de confusões, armações, situações inusitadas e reviravoltas, o que, transportado para Hollywood, poderíamos facilmente chamar de "comédia de erros".

Aqui, o português Manoel é o gerente de uma taverna que pertence à viúva Angélica. O rapaz está cansado de ser apenas um serviçal e acredita que tem potencial para ser sócio do empreendimento.

Angélica, por sua vez, quer Manoel não apenas como sócio, mas como marido. Acontece que "bonitão" já é casado em segredo com a costureira Deolinda. Nem o irmão de Deolinda, o militar Quintino, sabe desse casamento. O amigo de Manoel, Francisco, também está interessado em Angélica, mas ela não tem olhos para ele.

Esses elementos satíricos são um prato cheio para mentiras, confusões, mal-entendidos e um final inusitado. E todo esse bafafá vai se desenrolar por meio de música.

"O CAIXEIRO DA TAVERNA"

Este vídeo pode te interessar

  • O QUE É: Ópera que contará com apresentação da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, sob regência de Guilherme Bernstein
  • QUANDO: Quinta (17) e sexta (19), a partir das 20h, no Centro Cultural Sesc Glória (Avenida Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória)
  • INGRESSOS:  R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). À venda na bilheteria

A Gazeta integra o

Saiba mais
Cultura Orquestra Sinfônica do ES
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível