Papelaria do ES resgata materiais escolares dos anos 1980 a 2000 e viraliza

Entre as raridades, cadernos com capas estampadas por Looney Tunes, Zezé di Camargo e até lancheira da Xuxa. Após repercussão, loja pretende vender artigos produzidos pela internet

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 18/04/2023 às 18h31
Papelaria do ES resgata materiais escolares dos anos 1980 a 2000 e viraliza

Papelaria do ES resgata materiais escolares dos anos 1980 a 2000 e viraliza. Crédito: Papelaria Castorino Santana

Levante a mão quem estudou nos anos 1990/2000 e não usou os badalados cadernos estampados com fotos de Ana Paula Arósio, Sandy & Junior, Rebelde, Thiago Lacerda ou mesmo Zezé Di Camargo & Luciano e Daniel novinhos, com direito a pôster e sorteio de um jantar com os cantores. 

Estimulando a memória afetiva dos tempos de escola, esses e outros objetos - como estojos coloridos e apontadores em formato de máquina de lavar e discman - foram resgatados nos estoques da loja capixaba Castorino Santana e registrados em posts que viralizaram no Instagram e TikTok. Lógico que a galera "pirou" com as postagens, com os artigos virando objeto de desejo dos internautas.

Um dos clipes postados no TikTok, que conta com mais de 7 milhões de acessos, mostra Yasmin Santana - narradora oficial dos vídeos -, Castorino Santana Filho, um dos proprietários da papelaria, e a influenciadora digital Sophia Santana chegando a um dos estoques da loja e se surpreendendo com as relíquias encontradas em caixas dos anos 1990 e 2000 ainda lacradas. Sinta a vibe!

@papelaria_castorino Mais um video abrindo caixas lacradas dos anos 90 e 2000! Comentem os produtos que voces mais querem ver! Segue o insta!! #nostalgia #papelaria ♬ som original - Castorino Santana

"A repercussão nas redes está sendo imensa, com pessoas de todos o país nos procurando para adquirir essas raridades. Desses materiais que estão sendo abertos agora, alguns vão ser vendidos pela internet (por meio do e-commerce Shopee). Outros, vão compor uma seção Vintage que será instalada em duas lojas físicas da rede. Vamos anunciar as datas nas nossas redes sociais", explica Yasmin, que começou a fazer os vídeos em novembro, mas intensificou as postagens na internet a partir de março, com o fim da movimentada época de vendas de material escolar.

"Em cada gravação, e abrindo cada caixa, me surpreendo e emociono com o material encontrado. Os cadernos do Looney Tunes com folhas em azul-marinho são raros. Entre itens preciosos, encontramos uma agenda de 1988, uma mochila de 1990 e estojos de 1985", enumera Santana.

Entre os objetos achados nas caixas lacradas, também estão apontadores, lápis preto, lápis de cor e mochilas antigas (como da Moranguinho e Ursinho Pooh), além de merendeiras, especialmente uma da Xuxa, na época em que a Rainha dos Baixinhos ainda apresentava o programa infantil na Rede Globo. É do baú! 

Segundo Yasmin, entre os itens mais procurados pelos internautas estão artigos relacionados ao Looney Tunes, Barbie, Meninas Super Poderosas, Ursinhos Carinhosos, Menininhas Witch, Ursinho Pooh, Jolie, Betty Boop, Sandy & Junior, Rebelde e cantores famosos. Abaixo, confira mais alguns vídeos da loja que viralizaram na internet.

ORGANIZAÇÃO

Renan Costa Santana, diretor da rede de papelarias, afirma que a empresa implantou um sistema de gestão e controle de estoque informatizado a partir da década de 2010, o que ajudou na descoberta de muitas raridades.

Papelaria do ES resgata materiais escolares dos anos 1980 a 2000 e viraliza

Cadernos de Daniel, Zezé Di Camargo & Luciano e Leonardo dos anos 1990
undefined. Yasmin Santana
Mochila do Hello Kitty dos anos 1980
undefined. Yasmin Santana
Mochila dos anos 1980
undefined. Yasmin Santana
Caderno com vários famosos dos anos 1990
undefined. Yasmin Santana
O caderno de Leonardo, dos anos 1990, vinha com um poster
undefined. Yasmin Santana
Papelaria do ES resgata materiais escolares dos anos 1980 a 2000 e viraliza
Papelaria do ES resgata materiais escolares dos anos 1980 a 2000 e viraliza. Papelaria Castorino Santana
Material escolar do grupo Rebelde
Material escolar do grupo Rebelde. Yasmin Santana
Cadernos do Looney Tunes
Cadernos do Looney Tunes. Yasmin Santana
Cadernos do Looney Tunes
Cadernos do Looney Tunes
Cadernos do Looney Tunes
Cadernos do Looney Tunes
Cadernos do Looney Tunes
Cadernos do Looney Tunes
Cadernos do Looney Tunes
Cadernos do Looney Tunes

"Antes, não tínhamos muito controle do fluxo de compras. A empresa arrematava lotes de produtos em escala industrial e muitos deles ficavam em estoque. Com a informatização, fomos catalogando e descobrindo mercadorias que não são mais fabricadas e difíceis de encontrar no mercado", enfatiza o empresário. 

"Tínhamos conhecimento desses artigos raros, eles não estavam esquecidos. Muitos são colocados à venda na época das voltas às aulas, entre dezembro e fevereiro, ao lado das novidades do mercado. Convenci minha esposa, Yasmin, a fazer parte da comunicação e cuidar das redes sociais. Ela teve a ideia de resgatar essas peças antigas, apostando na nostalgia e revivendo sentimentos da nossa infância. Deu muito certo", comemora, afirmando que os materiais mais procurados pelos internautas são os relacionados à banda mexicana Rebelde.

Os cadernos do Looney Tunes estarão entre os itens que serão vendidos por e-commerce

Os cadernos do Looney Tunes estarão entre os itens que serão vendidos por e-commerce. Crédito: Yasmin Santana

Mas, a pergunta que não quer calar é: quanto essas belezuras vão custar? "Os produtos em maior quantidade, acima de 100 unidades, também colocaremos à venda nas lojas. Os mais raros, em menor quantidade, serão exclusivamente voltados para a loja na Shopee, que deve ser aberta em até três semanas. Em relação a valores, vamos atualizar o valor após fazer uma pesquisa de mercado. Um caderno do Daniel de uma matéria, por exemplo, pode sair pelo preço médio de R$ 35. Mas tudo depende da raridade do item. O Looney Tunes está no ano de seu centenário. Os objetos relacionados aos personagens devem ter um preço especial, pois quase nada mais é produzido", complementa.

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Cultura Internet Redes Sociais
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível