Parque Cultural Casa do Governador ganha programação aos domingos Crédito: Secult
00:00/01:39
Parque Casa do Governador volta a abrir aos domingos até setembro; veja programação
Com apresentações de teatro, dança e música, o Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha, promete animar os domingos dos capixabas até setembro. O espaço receberá novas edições do projeto Festival Parque Aberto, iniciado no mês de junho. No próximo fim de semana, dia 17 de julho, acontece a segunda edição do evento, a partir das 9h.
Haverá apresentação de dança flamenca, com solo de Ivna Messina e direção de Alexsandra Bertoli, show “Os sons de onde vim”, com a cantora linharense Bella Nogueira e o concerto de música instrumental “WL Ensemble”, com um repertório popular, apresentado por Wanderson Lopez e Cia.
Nos próximos meses, o local vai contar ainda com concerto da Orquestra Camerata Sesi, diversas performances de danças, shows musicais, peças de teatro, como “Não Tenho Tempo”, e um encontro de poesia falada e performática, conhecido como “Slam Xamego”. Vale lembrar que, em agosto, serão duas edições do Parque Aberto. Confira a programação completa no fim da matéria.
REGRAS PARA VISITAÇÃO
Para garantir o conforto e a segurança dos visitantes, e a preservação do local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:
Não haverá estacionamento no Parque;
É proibido fumar;
É proibido o consumo de bebidas alcoólicas;
Não será permitido o uso da área da praia;
É necessário obedecer às regras de circulação do parque;
A entrada no parque é somente até as 12 horas;
A permanência no Parque será até as 13 horas (encerramento do evento).
Os visitantes poderão conferir uma exposição com 21 esculturas, sendo 10 temporárias e 11 permanentes, de artistas capixabas e de outros estados do Brasil. Além do lado artístico, o Parque ainda possui outros dois eixos temáticos, o ambiental e histórico. No tour, são explorados os 93 mil metros quadrados de área disponíveis para a visitação.
PROGRAMAÇÃO FESTIVAL PARQUE ABERTO
JULHO
Quando: 17/07
O que: Solo de Ivna Messina, com direção de Alexsandra Bertoli (Dança Flamenca)
Horário: das 10h às 10h40
Na contramão da pureza e ao encontro da mitologia, a bailarina Ivna Messina desenvolve seu mais novo solo de dança, “Sirena”, em que parte de figuras mitológicas greco-romanas híbridas, com características animais e humanas, para uma criação coreográfica que mistura as linguagens do flamenco – arte na qual atua há 22 anos –, a dança contemporânea, o teatro e a música.
O que: "Os sons de onde vim" com Bella Nogueira (Música)
Horário: das 11h às 11h40
Linharense apaixonada, a cantora e compositora Bella Nogueira apresenta um repertório misto de canções autorais e releituras de artistas que a inspiraram a seguir carreira na música.
O que: Wanderson Lopez Ensemble (Música Instrumental)
Horário: das 12h às 12h50
O grupo traz em suas apresentações elementos que unem Impressionismo, Modern Jazz e Música Brasileira. No repertório, a presença marcante de três maestros compositores: Moacir Santos, Tom Jobim e Letieres Leite. De Moacir, as composições Coisas Nº 2 e Coisa nº 10. De Tom, as composições “Amparo”, “Passarim” e “Garoto”. Do maestro que criou a Orkestra Rumpilezz, Letieres, Honra ao Rei e Tramandaí. Completando o repertório, temos as composições inéditas e autorais de Wanderson, como “Flor Atlântica”, em homenagem ao nosso maestro que cantava a natureza; “O Azul sobre nós” e “Aprender a ser rio”. Wanderson também assina composições autorais e arranjos.
Participam do concerto: Daniel Freire (Sax Baritono e Clarone), Ariana Mendonça (Fagote), Gabriela Deps (flautas), Roger Bezerra (piano e synths), Filipe Dias (baixo), Renato Rocha (bateria), Roger Rocha (Saxes), Cesar Moraes (Clarinete e Clarone), Gabriel Novaes (vibrafone/percussão) e Wanderson Lopez (guitarra/arranjos/produção)
AGOSTO
Quando:07/08
O que: performance de dança ‘ Daiana Scaramussa’ - Aniversário da Lei Maria da Penha
Horário: das 9h30 às 10h
O que: Orquestra Camerata Sesi - Música Clássica
Horário: das 10h às 10h30
Com mais de treze anos de estrada, a Orquestra Camerata Sesi-ES lota os teatros por onde passa. A equipe de músicos é famosa por inovar no formato de suas apresentações, normalmente aplaudidas de pé, com fusões de gêneros musicais eruditos e populares, como Rap, MPB, Forró e Rock’n’roll, incluindo parcerias com bandas locais e músicos consagrados nacionalmente, entre os quais Paulo Ricardo, Mart’nalia, Leoni, Danilo Caymmi, Leila Maria, Arthur Maia. Constam no currículo também apresentações para trabalhadores da indústria capixaba na Grande Vitória e interior do Estado, em projetos sociais diversos e até mesmo em fábricas.
O que: peça de teatro “Não Tenho Tempo”
Horário: das 10h30 às 1h10
Uma peça desencadeada por duas cenas que discutem as relações tanto na família quanto no trabalho, em que se divergem, mas com o objetivo de desenvolver um pensamento comum de que ter qualidade de vida é um fator primordial para se buscar todas as outras qualidades necessárias para uma vida feliz. As ações discutem assuntos sérios com um humor que o teatro nos possibilita, que é de usar o deboche, o riso aberto para refletir o cotidiano mais sério e de menos violência. Trabalho, família, saúde, estresse e relacionamento são os fatores que nos fazem refletir na busca do equilíbrio para uma vida mais saudável...é o que todos queremos.
Quando:21/08
O que: Orquestra Camerata Sesi (Música Clássica)
Horário: das 10h às 10h30
Com mais de treze anos de estrada, a Orquestra Camerata Sesi-ES lota os teatros por onde passa. A equipe de músicos é famosa por inovar no formato de suas apresentações, normalmente aplaudidas de pé, com fusões de gêneros musicais eruditos e populares como Rap, MPB, Forró e Rock’n’roll, incluindo parcerias com bandas locais e músicos consagrados nacionalmente, entre os quais Paulo Ricardo, Mart’nalia, Leoni, Danilo Caymmi, Leila Maria, Arthur Maia. Constam no currículo também apresentações para trabalhadores da indústria capixaba na Grande Vitória e interior do Estado, em projetos sociais diversos e até mesmo em fábricas.
O que: peça de teatro “Não Tenho Tempo”
Horário: das 10h30 às 1h10
Uma peça desencadeada por duas cenas que discutem as relações tanto na família quanto no trabalho, em que se divergem, mas com o objetivo de desenvolver um pensamento comum de que ter qualidade de vida é um fator primordial para se buscar todas as outras qualidades necessárias para uma vida feliz. As ações discutem assuntos sérios com um humor que o teatro nos possibilita, que é de usar o deboche, o riso aberto para refletir o cotidiano mais sério e de menos violência. Trabalho, família, saúde, estresse e relacionamento são os fatores que nos fazem refletir na busca do equilíbrio para uma vida mais saudável...é o que todos queremos.
O que: Slam Xamego
Horário: das 11h30 às 12h30
O Slam Xamego é um encontro de poesia falada e performática, geralmente em forma de competição, em que um júri popular, escolhido espontaneamente entre o público, dá nota aos slammers (os poetas), levando em consideração principalmente dois critérios: a poesia e o desempenho. As competições são bem flexíveis, com poucas regras que variam de acordo com os organizadores. No geral, os poemas podem ser de qualquer estilo, forma e tema. É necessário, porém, ter no mínimo três textos de própria autoria para recitar, uma vez que eles não podem ser repetidos e a competição tem três fases.
SETEMBRO
Quando: 04/09
O que: Marcelo Oliveira (Dança)
Horário: 10h -10h40
O que: Cavaquinho com Alunos do Mucane - Museu Capixaba do Negro
Horário: 11h às 11h30
O que: CasaNova Acústico (Música)
Horário: 12h às 13h
Acústico do Casanova é uma releitura das composições gravadas pela banda capixaba Casaca, em um formato mais simples, sem perder a intenção musical, sua apresentação conta com quatro músicos: Betinho, Luan, Guilherme Sadala e Casanova.