Planetário de Vitória abre sessões gratuitas às sextas-feiras, na Ufes. Crédito: Brunella França
Pegar carona nessa cauda de cometa para ver a Via Láctea? Não precisa! Você pode ver e aprender muito sobre o universo das estrelas e galáxias nas sessões gratuitas e abertas ao público do Planetário de Vitória, na Ufes. Os encontros acontecem sempre às sextas, a partir das 18 horas. Com capacidade para 50 lugares, a entrada nas sessões é por ordem de chegada.
Nesta sexta-feira (11), rola a projeção do filme "Da Terra ao Universo", uma viagem através do tempo e do espaço que transmite, por meio de uma combinação impressionante de visões e sons, o Universo que nos é revelado pela ciência.
A seguir, "Reconhecimento do Céu Noturno" mostra como identificar algumas constelações e o movimento anual aparente do Sol, apresentando o céu de cada estação do ano. Destaca-se principalmente o papel fundamental do reconhecimento do céu para a contagem do tempo e localização.
Encerrando a noite, "Sistema Solar: Universo de Aventuras" exibe imagens reais e animadas. No filme, é possível conhecer os principais astros que compõem o Sistema Solar, como o Sol, os planetas, os satélites naturais, asteroides e cometas.
VIAGEM
No próximo dia 18, a noite começa com "Arqueoastronomia Mexica". Através de cenários imersivos impressionantes, a projeção ilustra o importante papel desempenhado pela observação astronômica para a evolução das culturas pré-hispânicas no México central. Os mexicanos usaram o conhecimento "calendárico" e astronômico herdado por suas culturas predecessoras para fundar a capital de seu império: Tenochtitlán. Cores, formas e sons vibrantes transportam o espectador para uma das culturas mais importantes que, até hoje, ainda vive no coração e na pele do povo mexicano.
Em novembro, Planetário de Vitória vai exibir documentários que mostram o universo, as galáxias e o sistema solar. Crédito: Planetário de Vitória/Divulgação
Depois, uma sessão com linguagem infantil em "Reconhecimento do Céu", que proporciona a familiarização das constelações pelas crianças.
Logo após, tem "Sistema Solar: Uma Viagem entre os Planetas", que apresenta os principais astros que compõem o Sistema Solar, como o Sol, os planetas, os satélites naturais, asteroides e cometas.
ATIVIDADES
Na última sexta do mês, dia 25, a sessão das 18 horas exibe a projeção "Fantasma do Universo", abordando desde a jornada de prótons que percorrem o maior colisor de partículas do mundo na Europa até a visualização do Big Bang e do cosmos emergente. A produção é um novo show projetado para inserir o público na busca por matéria escura.
Às 18h30, tem a projeção de "Fronteiras", uma jornada para descobrir que os limites do universo são indistintos. Logo depois, seguindo com o projeto "Ciência no Planetário", o professor doutor Júlio César Fabris faz a palestra "O Universo em Expansão: 100 Anos do Artigo de Friedmann".
Em 1922, o matemático russo Alexsander Friedmann publicou o artigo em que, pela primeira vez na história, foi evocada a possibilidade que o universo fosse dinâmico, não-estático. Entre os cenários que ele discutiu, estava a do universo em expansão. O trabalho foi fundamental para a construção do atual modelo cosmológico padrão.
(Com informações da Prefeitura de Vitória)
ATRAÇÕES GRATUITAS DO PLANETÁRIO DE VITÓRIA EM NOVEMBRO
- SEXTA (11)
- 18h: "Da Terra ao Universo" (a partir de 12 anos)
- 18h30: "Reconhecimento do céu noturno" (a partir de 12 anos)
- 19h30: "Sistema Solar: Universo de Aventuras" (a partir de 8 anos)
- 18 DE NOVEMBRO
- 18h: "Arqueostronomia Mexica" (a partir de 12 anos)
- 18h30: "Reconhecimento do Céu" (infantil)
- 19h30: "Sistema Solar: Uma Viagem entre os Planetas"
- 25 DE NOVEMBRO
- 18h: "Fantasma do Universo" (a partir de 15 anos)
- 18h30: "Fronteiras" (a partir de 12 anos)
- 19h: "Projeto Ciência no Planetário", com o professor doutor Júlio César Fabris. "O Universo em expansão: 100 anos do artigo de Friedmann" (a partir de 15 anos)
- LOCAL: O Planetário de Vitória fica localizado na Universidade Federal do Espírito Santo. Avenida Fernando Ferrari, 514, dentro do campus de Goiabeiras
Este vídeo pode te interessar
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível