Administrador / [email protected]
Publicado em 29 de junho de 2022 às 10:31
Com objetivo de incentivar a produção de obras inéditas e divulgar talentos da língua portuguesa, o 5º Prêmio Ufes de Literatura segue com seu processo de inscrições até quinta-feira (30) pela internet.
O edital consiste na publicação de seis livros nas modalidades Contos e/ou Crônicas, Dramaturgia, Literatura Infantil, Literatura Juvenil, Poesia e Romance. Além disso, cada autor contemplado receberá 100 exemplares de sua obra.
Para participar do processo seletivo, basta realizar a inscrição no site do concurso, no qual o proponente deve preencher um formulário de inscrição e adicionar o arquivo da obra que deseja submeter à avaliação do concurso. O edital, também presente no site, contém as orientações sobre como deve ser apresentado o arquivo.
Podem participar autores de todo o país (e até do exterior), com obras inéditas (não publicadas nem em formato digital) em língua portuguesa. Cada participante poderá se inscrever em apenas uma das modalidades previstas e com somente uma obra.
A divulgação do resultado preliminar será revelado em 23 de janeiro de 2023. Após o período de recursos, o resultado final sairá em 1º de fevereiro. A previsão é de que o lançamento dos seis livros seja realizado em outubro do próximo ano.
Diretor da Editora da Universidade Federal do Espírito Santo (Edufes), Wilberth Salgueiro fala da expectativa para a quinta edição do certame. "Considerando a diversidade de experiências em literatura hoje no Brasil e o rigor das comissões julgadoras, composta por escritores, críticos e professores de Literatura, a expectativa é que tenhamos em breve mais seis livros de excelente qualidade, escolhidos entre tantas obras de altíssimo nível", acredita.
Lançado em 2009, pela então secretária de Produção e Difusão Cultural da Ufes e diretora da Edufes, Rosana Paste, o Prêmio Ufes de Literatura reverberou suas obras para outros concursos e festivais literários.
"Cortejo & Outras Begônias", de Airton Souza (vencedor da 3ª edição, na categoria Poesia), e "As Matrioskas", de Cristiane Dias (contemplada na 4ª edição, na categoria literatura juvenil), venceram premiações após serem publicadas.
A primeira recebeu Menção Honrosa do Concurso Internacional de Literatura da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, em 2018, e a segunda venceu, em março de 2021, a segunda edição nacional do Book Brasil, premiação filantrópica que busca valorizar a literatura e os autores brasileiros.
Vanessa Maranha, vencedora de duas edições do prêmio (na categoria contos, com a obra "Quando não Somos Mais", na 2ª edição; e na categoria romance, com "A Filha de Mrs. Dalloway", na 4ª edição), ressalta a importância que o prêmio teve para sua caminhada. "Essas premiações foram divisoras de águas em minha carreira literária. Pelo peso, validação, e pelo retorno que tive em termos de cobertura jornalística", lembra.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta