Repórter / aline.almeida@redegazeta.com.br
Publicado em 16 de abril de 2025 às 09:00
Crianças e adolescentes da região da Grande São Pedro, em Vitória, terão a oportunidade de aprender gratuitamente a tocar instrumentos de música clássica e participar da formação de uma orquestra local. O projeto Oficinas de Formação em Música Clássica – São Pedro 2025 abre 168 vagas gratuitas para moradores da região, com idades entre 6 e 16 anos, que estejam matriculados em escola pública ou sejam bolsistas integrais na rede privada.
Segundo o maestro e coordenador do projeto, Eduardo Lucas, a Tonobooks Produções e o Instituto Cultura Viva vêm realizando atividades de formação nos últimos anos, para crianças e jovens de diversas comunidades. Ao longo dos seus três anos de atuação, mais de 400 crianças já foram atendidas nas atividades. Porém, essa é a primeira edição do "Oficinas de Formação em Música Clássica", e a ideia surgiu da vivência em comunidades periféricas e da própria experiência pessoal.
"O 'Oficinas de Formação em Música Clássica' surge da necessidade em levar oportunidade de acesso à cultura para crianças e jovens de áreas de vulnerabilidade, que muitas vezes são carentes em atividades. Muitas dessas crianças e adolescentes se tornarão futuros músicos, mas, sem dúvida, melhores cidadãos”, diz o maestro.
Eduardo Lucas, contou que se interessou pela música justamente por ter participado de um projeto parecido com esse. "Participar de uma oficina como essa é de extrema importância para crianças e adolescentes de área de periferia. Estar na periferia carrega uma potência enorme. Eu mesmo comecei a minha carreira em um projeto social e tive a minha vida transformada com aulas de música”.
O objetivo é ambicioso e inspirador: formar uma Orquestra de Cordas, uma Banda Sinfônica e um Coro Infantojuvenil com os jovens selecionados. Além das aulas práticas, os participantes terão contato com teoria musical, corais e atividades coletivas que estimulam o senso de pertencimento, disciplina e colaboração.
Os instrumentos oferecidos nas oficinas incluem:
As inscrições acontecem entre até o dia 21 de abril de 2025, exclusivamente pelo site do Instituto Cultura Viva (www.institutoculturaviva.com). As aulas serão realizadas na sede do Instituto, no bairro Conquista, e os alunos não precisam ter experiência anterior nem possuir instrumento — todo o material necessário será fornecido pelo projeto.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta